11 coisas que você provavelmente não sabia sobre a TV paga


A TV por assinatura foi um dos assuntos que lideraram o ranking de reclamações no levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) em 2015: foi o quarto tema mais demandado pelos consumidores representado 83% das reclamações. Para que o consumidor não esteja incluído nas estatísticas de 2016, a Anatel listou informações importantes sobre o serviço.

Fidelização

A prestadora pode oferecer benefícios ao consumidor em troca de uma vinculação à ela por um prazo que não poderá ultrapassar 12 meses. Caso o consumidor opte por se fidelizar e durante o período da fidelização queira desistir, a prestadora poderá cobrar dele multa proporcional ao tempo restante para o fim do contrato e ao benefício recebido. A multa não será devida se a desistência for solicitada em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal da prestadora.

Instalação

O prazo de instalação deve ser acordado entre você e a empresa e não poderá atrasar mais que 48 horas em relação à data marcada.

Ponto extra 1

As prestadoras têm obrigação de comercializar apenas o ponto principal do serviço, ou seja, o primeiro ponto de acesso à programação contratada com a prestadora e instalado no endereço do assinante. O conteúdo contratado por você deve estar disponível de forma integral em todos os pontos-extras ou de extensão interligados ao ponto principal.

Ponto extra 2

Se a pessoa quiser contratar um ponto-extra, a prestadora poderá cobrar pela instalação apenas uma vez, e cobrar a cada solicitação de reparos na rede interna e no decodificador. É possível a cobrança de aluguel pela disponibilidade do decodificador. Não pode haver cobrança de valor adicional pela programação exibida nos pontos-extras instalados no mesmo endereço residencial, mesmo em caso de contratação de canais avulsos. O ponto de extensão não é comercializado. Assim, o consumidor que optar por instalá-lo deverá fazê-lo por conta própria.

Equipamentos

Você não é obrigado a adquirir qualquer equipamento da prestadora, mas deve possuir um aparelho compatível e homologado pela Anatel para receber o serviço.

Interrupção do serviço

Caso ocorra a interrupção do serviço pela prestadora por tempo superior a 30 minutos no mês, você deverá ser compensado por meio de abatimento ou ressarcimento, em valor proporcional, correspondente ao período de interrupção. Em caso de pay-per-view, a prestadora deverá ressarcir o valor integral pago, independentemente do período de interrupção.

Queda de qualidade

Manutenções preventivas, ampliações da rede ou quaisquer alterações no sistema que provocarem queda da qualidade dos sinais transmitidos ou a interrupção do serviço deverão ser comunicadas aos consumidores com antecedência mínima de 3 dias. As prestadoras deverão realizar a compensação ao consumidor sempre que a soma dos períodos de interrupções exceder 24 horas no mês.

Reparos

As solicitações de reparos devem ser solucionadas em até 48 horas, contados da solicitação do consumidor. No caso do equipamento ser de propriedade do consumidor, o custo de reparo é de sua responsabilidade.

Cancelamento do contrato

O consumidor pode, por qualquer motivo, cancelar o contrato. Os efeitos da rescisão do contrato de prestação do serviço serão imediatos à solicitação quando registrados por meio de atendente, ou seja, a cobrança do serviço deve ser interrompida imediatamente. Quando o pedido for registrado sem intervenção de atendente, terá efeito após diois dias úteis. Somente poderão ser cobrados eventuais valores residuais, incluindo multas contratuais.

Retirada do equipamento

Após o cancelamento do serviço, a retirada dos equipamentos deve ser realizada pela prestadora, sem custos para o cliente. Os equipamentos podem ser retirados pela empresa no endereço indicado pelo consumidor ou este pode entregá-lo em local conveniente. Caso a empresa não recolha o equipamento até 30 dias depois da solicitação de cancelamento do serviço, o cliente não possui mais responsabilidade sobre a guarda e a integridade dos equipamentos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato