Anatel abre consulta sobre troca dos receptores da TV paga



O ponto central é o que fazer com a obrigação de carregamento das TVs abertas. Pela Lei (12.485/11, ou Lei do Seac) o DTH pode escolher não carregar as emissoras abertas por limitações tecnológicas. Quando o tema foi regulamentado na Anatel, porém, definiu-se que se uma empresa de DTH transmitir uma das TVs locais, deve carregar obrigatoriamente as demais.

Essa regra, porém, não é efetivamente respeitada. Na prática as operadoras dão preferência a geradoras locais da TV Globo. Para superar a questão, desde o início do processo na Anatel – e nos três votos diferentes apresentados para embasar a consulta – a saída apontada é a troca dos equipamentos de recepção dos sinais da TV paga.

A ideia é que seja adotada uma caixa híbrida, capaz de simultaneamente receber os canais da TV por assinatura  e da TV aberta. A divergência está no tamanho da substituição: se apenas nas cidades onde está identificado a quebra da isonomia com as emissoras abertas ou se, uma vez existindo uma solução técnica, ela deve ser adotada para todos os assinantes da TV paga.

O texto completo da proposta poderá ser conferido pela página da Anatel (www.anatel.gov.br) a partir de 14h desta segunda. A agência também sinalizou com a realização de uma audiência presencial, mas não há ainda a definição da data.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato