BBC Earth comemora o Dia da Terra com programação especial


O Dia da Terra, comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas, tem como objetivo chamar a atenção mundial para as questões ambientais e de sustentabilidade. O canal BBC Earth homenageia a data com a exibição de programas especiais, no ar entre 9 horas e às 20 horas.

A programação tem início, às 9 horas, com a série Atlantic (Atlântico), no ar em três episódios. São imagens incríveis do Oceano Atlântico e a relação entre a vida dos animais e humanos neste ambiente. Na sequência, às 11h50, é a vez de How Earth Made Us (Como a Terra Moldou o Homem), série indicada ao Prêmio Emmy de Notícias e Documentários, em 2011. Imagens impressionantes revelam as forças da natureza ligadas às atividades que fizeram dos homens os seres dominantes na Terra, como a agricultura.

Às 12h45, serão exibidos dois episódios da série Human Planet (Planeta Humano). Com narração do premiado ator inglês Sir John Hurt, indicado ao Oscar por duas vezes, a série explica porque os homens são a espécie mais bem-sucedida do planeta. Na sequência, entre 14h35 até às 19h15, o BBC Earth exibe a série completa Wonders of Life (Maravilhas da Vida), no ar em cinco episódios. Apresentada pelo físico inglês Brian Cox, os programas mostram as características que permitiram o surgimento e a evolução da vida na Terra em diversos lugares do planeta, viajando da Austrália, aos Estados Unidos, do Sudeste da Ásia ao México.

E encerrando, às 19h15, vai ao ar o documentário brasileiro Amazônia Eterna, que traz uma nova visão sobre como conciliar a exploração natural e a manutenção do ecossistema em uma das regiões mais emblemáticas para o meio-ambiente do planeta. A produção viajou a cinco estados para fazer as gravações: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro.

Confira a programação especial do canal BBC Earth durante o Dia da Terra:

- Entre 9 horas e 11h50 – “Atlantic” (Atlântico) – 3x50’ - Série completa

Imagens incríveis levam o espectador a uma impressionante jornada pelo Atlântico ao capturar sua beleza espetacular e destacar as características da natureza nas três diferentes regiões - o Norte, os trópicos e o Sul. Narrada pelo ator irlandês Cillian Murphy (da trilogia “Batman Begins” e “A Origem”), a série revela os mistérios do Oceano Atlântico, desde suas profundezas mais escuras, e apresenta histórias de pessoas e animais cujas vidas são moldadas pelos ritmos do oceano.

- 11h50 – “How Earth Made Us” (Como a Terra Moldou o Homem) – 1x50’- Episódio 5

Série de cinco programas, apresentada pelo geólogo inglês Iain Stewart, mostra como a geologia e o clima influenciaram os destinos da humanidade. O episódio 5 trata sobre o poder da força humana e mostra que nem sempre o impacto dos homens sobre o mundo é negativo, no sentido de destruir a natureza. Hoje em dia, o ser humano tem um controle sem precedentes sobre muitos dos ciclos geológicos do planeta.

- Entre 12h45 até 14h35 – “Human Planet “ (Planeta Humano) – 2x50’ Episódios 5 e 7

A complexa e desafiadora relação entre os seres humanos e a natureza é tema da série de oito programas, narrada pelo premiado ator britânico Sir John Hurt, indicado ao Oscar duas vezes. O episódio 5 traz aos espectadores a realidade da vida nas alturas e apresenta as formas incríveis como pessoas sobrevivem em altitudes extremas. Na sequência, o episódio 7 mostra os rios que fornecem o essencial para a vida: alimento e água fresca.

- Entre 14h35 e 19h15 – “Wonders of Life” (Maravilhas da Vida) – 5x60’ exibição da série na íntegra   

Wonders of Life conta a história da biodiversidade na Terra. A série, que revela segredos da vida em diversos lugares do planeta, da Austrália aos Estados Unidos, do Sudeste da Ásia ao México, é conduzida pelo físico inglês Brian Cox, vencedor do prêmio de melhor apresentador no Royal Television Society Television Award em 2011 (com o programa “Wonders of the Solar System”). Os cinco episódios apresentam a incrível criatividade da natureza e a jornada épica desde o primeiro ser vivo até o ser humano.

Primeiro episódio

Cox viaja para o Sudeste Asiático para tentar definir o que é a vida, uma explicação que envolve diversas energias existentes no universo e que separam organismos vivos dos não vivos. Também mostra como o DNA é uma peça essencial para explicar a evolução.

Segundo episódio

A série vai aos Estados Unidos para mostrar exemplos de seres que fizeram dos sentidos fatores essenciais para se desenvolverem. O apresentador revela curiosidades e descobre que os olhos de um molusco podem ser o elo entre os dados captados pelos sentidos e o surgimento da inteligência.

Terceiro episódio

Em Madagascar, no Oceano Índico, o programa explora os efeitos dos elementos para o aparecimento da vida. Brian Cox tenta encontrar uma espécie de lêmure que é a prova de que o DNA sofre influência do ambiente, o que auxilia na variedade de indivíduos.

Quarto episódio

O programa explora o tamanho dos seres. Wonders of Life vai à Austrália, onde se encontram os eucaliptos gigantes, algumas das maiores formas vivas da Terra. E explica como o metabolismo dos indivíduos (e, consequentemente, o tempo estimado de vida) está ligado à dimensão de seus corpos.

Quinto episódio

A última parte da série vai ao México explicar o que faz da Terra um local perfeito – e, até onde se sabe, único - para o surgimento da vida. As existências do sol, do oxigênio e de outros ingredientes são indispensáveis para os organismos vivos. O programa usa a migração da borboleta monarca, que viaja quatro mil quilômetros atrás de alimentos e locais mais quentes, como exemplo da procura por alguns destes elementos essenciais. 

- Às 19h15 – “Amazônia Eterna” 

Documentário brasileiro da produtora Giros e da Agência Tudo, mostra como nove projetos, com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, podem beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas.

Amazônia Eterna traz imagens impressionantes da floresta para exibir uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto em 2013.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato