Nova série "Os Números da Mudança Climática Global", estreia no BBC Earth


Quanto a temperatura da Terra aumentou nos últimos 130 anos? As ações humanas são responsáveis pelo aquecimento do planeta? Estas perguntas são respondidas na série de dois episódios Climate Change by Numbers (Os Números da Mudança Climática Global), que vão ao ar, na sequência, no canal BBC Earth na segunda-feira, 18 de abril, a partir das 19h15, com reapresentação, dos dois programas, na terça-feira, 19 de abril, às 11h45.

O especial é conduzido pelos matemáticos Hannah Fry, Norman Fenton e David Spiegelhalter que explicam como a matemática ajuda a chegar aos números que hoje são essenciais para o entendimento das mudanças climáticas no planeta. Os dados adotados pelo especial têm como fonte o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão ligado às Nações Unidas que realiza pesquisas sobre alterações no clima da Terra.

No primeiro dos dois programas, Hannah Fry mostra como a entidade chegou à conclusão de que a temperatura média do planeta aumentou 0,85 grau Celsius nos últimos 130 anos. Para atingir este número, foram utilizadas diversas equações matemáticas. Uma delas permite definir a temperatura de locais onde há dificuldade de acesso (como o Polo Norte). A partir das medições obtidas em estações mais próximas a estes lugares, criou-se uma estimativa dos dados.

No segundo episódio, Norman Fenton explica métodos adotados pelo IPCC para avaliar o impacto das ações humanas nas mudanças climáticas. Uma fórmula matemática revelou, com uma certeza de 95%, que a temperatura no planeta seria menor se não existissem atividades humanas que geram gás carbônico (um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global).  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato