Regra da Anatel visa atenuar a obrigação de carregar TV aberta na TV paga


A Lei do SeAC – Serviço de Acesso Condicionado – obrigou as operadoras de TV paga a carregarem os 514 canais locais de TV abertas em sua programação. Mas reconheceu que poderia haver problemas técnicos, que teriam que ser resolvidos pela Anatel.

A agência decidiu, então,  que essa obrigatoriedade deveria ser cumprida pelas operadoras com tecnologia de  cabo e de fibra. Para as operadoras de TV via satélite, essa determinação só deveria  seguida se as empresas quiserem carregar um dos canais locais de TV aberta. Mesmo assim, ficam obrigadas a levar outros 13 canais disponíveis na localidade. 

” O regulamento proposto pela Anatel e que está agora sendo discutido visa atenuar a obrigação de carregamento dos canais. As operadoras de telecom não podem alegar que não sabiam. O must carry digital é obrigatório, isto está vencido. A lei diz que os operadores são obrigados a levar todos os 514 geradores do país. Para atender o problema técnico, a Anatel limitou a obrigação às 14 redes”, assinalou Roberto Franco, vice-presidente da SBT.

No entender do executivo,  Anatel não está dizendo que os operadores são obrigados a carregar o sinal, mas  sim está dando uma liberalização, o que não é uma reivindicação do radiodifusão. “Se formos cumprir a lei ao pé da risca, seria ou cumprir tudo ou não cumprir nada”. 

Para Franco, há uma importante redução nos custos para as operadoras de TV a partir da proposta submetida à consulta pública pela agência. ” O SBT não gosta da ideia da caixinha. Nós queremos estar no satélite, mas entendemos que esta é uma solução possível, e por isto apoiamos a proposta da Anatel, embora consideremos absurdo esperar mais três anos depois do desligamento da TV analógica para a sua implementação”, completou. 

Para o advogado Marcio Bitelli, no entanto, não é pacífica a interpretação da Anatel de que é obrigatório o must carry dos canais de TV abertos na tecnologia digital. ” A  lei só se refere a essa obrigação nos sinais analógicos. E me preocupa muito que o Sistema Brasileiro de TV Digital aceite ficar confinado a um sinal fechado, sem interatividade, e sem multiprogramação, se aceitar ser carregado no conversor da operadora de TV paga”, ponderou.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato