A importância do ar que respiramos em especial no canal BBC Earth


O ar ao nosso redor não é apenas um espaço vazio, é parte crucial da química da vida. Esta é a idéia central de Every Breath We Take - Understanding Our Atmosphere (O Ar que respiramos: Compreendendo a nossa Atmosfera), especial que vai ao ar no canal BBC Earth segunda-feira, dia 20 de junho, às 23h55.  O programa apresenta a jornada para entender a composição do ar ao nosso redor, desde o século XVIII até os dias de hoje. A apresentação é de Gabrielle Walker, professora na Universidade de Princeton com doutorado em Ciências Naturais na Universidade de Cambridge e autora de vários livros sobre clima e energia.

Every Breath We Take terá reapresentações na terça-feira, dia 21, às 10h55 e às 16h25

O programa destaca a trajetória de pesquisadores para entender a importância do ar para a vida. Na Grécia antiga, achava-se que o ar era formado por um único elemento. No século XVIII, pesquisadores dedicaram-se ao assunto ativamente, como Carl Wilhelm Scheele, Joseph Priestley. Mas o grande destaque nas descobertas foi de Antoine Lavoisier. Entre outras coisas, ele descobriu que o oxigênio é uma parte do ar. A célebre Lei da Conservação da Massa: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", formulou ao entender o papel do gás na combustão, pesando uma amostra de mercúrio metálico antes e depois do contato com fogo.

Gabrielle Walker explica como a queima proporcionada pelo oxigênio dá a energia que os homens precisam para a vida. A respiração é um processo de combustão quando este gás transforma os alimentos no interior das células, liberando energia. O aspecto curioso é que a queima dos alimentos liberara também radicais livres, que podem causar danos ao organismo. Ou seja, o processo que proporciona a vida também é a razão do envelhecimento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato