HISTORY exibe produção que resgata o papel da imprensa alternativa durante a ditadura militar


Produzida pelo Instituto Vladmir Herzog, a série Resistir é Preciso, que chega à tela do HISTORY no dia 9 de junho, conta trechos da história da ditadura militar no Brasil, a partir das publicações, jornalistas, escritores e ativistas que formalizaram a resistência ao golpe de 1964, por meio da imprensa escrita.

Apresentada pelo ator Othon Bastos, Resistir é Preciso traz depoimentos de jornalistas que atuaram nos veículos da imprensa alternativa, tanto os clandestinos quanto os produzidos por brasileiros exilados no exterior.

A série conta a história de jornais alternativos como PifPaf, O Pasquim, Bondinho, Opinião, entre outros, e relata desafios, perseguições e os bastidores da criação, produção e circulação dessas publicações.

No episodio de estreia, Como tudo começou, 50 dias depois do golpe militar de 1964, nasce a imprensa de resistência. A revista PifPaf torna-se a primeira publicação de oposição à ditadura militar, puxando o fio da meada que se espalhou pelo país e recebeu o nome de imprensa alternativa, enfrentando a repressão dos órgãos policiais.

Em seguida, às 18h30, em Um barão que não era barão, a produção conta a história e a obra do jornalista Apparicio Torelly, conhecido como o barão de Itararé, o pai do humorismo brasileiro. Reunidos num bar, jornalistas e especialistas lembram sua trajetória e suas frases que criaram um estilo.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato