TV paga deve se estabilizar nos próximos meses, diz ABTA


Para o presidente da ABTA, Oscar Simões, a base da TV por assinatura deve se estabilizar nos próximos meses, sinalizando, então, a possibilidade de retomada. Durante a apresentação da Feira e Congresso ABTA 2016 à imprensa nesta terça, 21, o executivo apontou que o ponto mais crítico da queda da base foi em novembro de 2015, quando o setor caiu 0,97%. Este ano, a base segue caindo aproximadamente 0,3% ao mês.

Simões chama atenção ainda para o fato de a base das operações de cabo e FTTH (fibra) seguirem crescendo. Estas plataformas, vale destacar, são vendidas, normalmente, em pacotes multisserviços englobando a banda larga.

No período de um ano até abril de 2016, o serviço de TV perdeu 4,3% de sua base. Nesse período, as operadoras de cabo cresceram em 2,6%, enquanto o DTH encolheu 9,3%.

O presidente da ABTA comemorou o fato de que a queda do setor não acompanhou o resultado da economia. O PIB caiu, no mesmo período, 5,75%. "Isso evidencia que o serviço não é visto como supérfluo", diz.

Aumento fiscal

Segundo Oscar Simões a queda mais acentuada da base está justamente nos estados com menor penetração do serviço, que são, justamente, os que promoveram aumento de ICMS sobre o serviço no último ano. Entre os oito estados onde o setor perdeu mais base entre abril de 2015 e o mesmo mês de 2016, apenas um não aumentou o ICMS: Rondônia, onde a TV paga caiu 12,8%. Além deste destacam-se com maiores quedas na base os Estados do Amapá (-16,9%), Alagoas (-12,2%), Pernambuco (-11,1%), Mato Grosso (-9,9%), Roraima (-9,5%), Tocantis (-9,3%) e Goiás (-8,8%). São também regiões em que o DTH tem maior presença.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato