Globo promete maior cobertura da história nos Jogos Olímpicos de 2016


Começamos a apresentar um especial com a cobertura das emissoras de televisão para o maior evento esportivo do ano, os Jogos Olímpicos 2016 no RJ.

Até a estreia das Olimpíadas, oito matérias especiais vão mostrar como Globo, Record e Band na TV aberta; e SporTV, ESPN Brasil, Fox Sports e Band Sports planejam transmitir a principal competição esportiva do mundo. No fim do especial, uma reportagem também irá resumir a cobertura dos canais que não têm os direitos, como Esporte Interativo, SBT e RedeTV!.

Para começar, a menos de 30 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Globo está pronta para fazer a maior cobertura esportiva de sua história - o que ela pelo mesmo promete.

Na emissora, serão 160 horas no ar, com mais de 100 horas de transmissões ao vivo entre os dias 3 e 21 de agosto. Um time entrosado com mais de dois mil profissionais vai acompanhar de perto os 400 atletas da delegação brasileira e os grandes ídolos internacionais para levar o melhor da competição para a casa de cada torcedor.

Para ajudar a contar essas histórias, a emissora formou seu chamado "Time de Ouro", reunindo alguns dos mais importantes ídolos do esporte brasileiro: Gustavo Kuerten, Hortência, Giba, Gustavo Borges, Daiane dos Santos, Flávio Canto, Maurren Maggi, Tande, Emanuel, Fabi, Shelda e Lars Grael. Doze ex-atletas que somam 20 medalhas olímpicas e dezenas de títulos mundiais vão usar a experiência de quem já esteve lá para comentar as competições e traduzir a emoção do atleta para o público.

O "Time de Ouro" faz parte de um grupo de mais de 40 comentaristas, incluindo nomes consagrados do futebol como Ronaldo, Walter Casagrande, Junior, Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, e de outros esportes como o Tiago Splitter (basquete), Fernando Fernandes (canoagem de velocidade), Junior Cigano (boxe), Edson Luciano (atletismo), Ana Amorim (handebol) e Leandro Guilheiro (judô).

Para vencer o desafio logístico que uma Olimpíada realizada em casa representa – são 42 modalidades, com 306 disputas que valem medalhas, e competições simultâneas concentradas em 33 locais de uma única cidade –, a Globo dividiu sua equipe em dois grupos para viabilizar o deslocamento durante a competição. Uma parte trabalhará na sede da emissora, no Jardim Botânico, e vai cobrir os esportes que acontecem nas arenas do Maracanã, na zona Sul e no Parque Olímpico de Deodoro.

A outra equipe terá como base uma redação da Globo montada no IBC (International Broadcaster Center). Em um espaço de 800 metros quadrados, repórteres, cinegrafistas, produtores e comentaristas terão seus postos de trabalho, ilhas de edição, salas de reunião de pauta, tudo que é preciso para que os profissionais coloquem no ar as matérias sobre os esportes que acontecerão no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e no Engenhão.

Estúdio Olímpico

É também no coração do Parque Olímpico da Barra que fica a casa da Globo nos Jogos. O Estúdio Olímpico será o camarote do público da Globo para o maior evento esportivo do planeta. Um espaço tecnológico, interativo e estrategicamente localizado, com uma visão privilegiada de todas as arenas. Todo em vidro e com uma área total de 500 metros quadrados, tem três andares.

No térreo, haverá um espaço de relacionamento com atividades interativas para convidados. No primeiro andar, estará o SporTV. E no segundo, a Globo. O espaço serve de base para as transmissões da Olimpíada, para receber convidados e para ancorar todos os telejornais de rede, do "Bom Dia Brasil" ao "Jornal da Globo".
Fernanda Gentil e Alex Escobar se revezam como mestres de cerimônia do estúdio e levam a conversa do público sobre os Jogos para dentro da transmissão. Um grande telão mostrará, ao vivo, a interação do público – de anônimos, atletas ou personalidades – através das redes sociais, com a hashtag #SomosTodosOlímpicos.

A estreia do estúdio acontecerá no dia 31 de julho, um domingo, quando o "Esporte Espetacular" e o "Fantástico" terão edições especiais direto do Parque Olímpico. A partir de segunda-feira, dia 1º de agosto, todos os telejornais de rede também serão apresentados de lá, inclusive o "Jornal Nacional", que contará com a participação diária de Galvão Bueno, assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2014.

Transmissões e "Balada Olímpica" diário

No dia 03 de agosto, a Globo transmite a primeira competição olímpica: a estreia da seleção brasileira feminina de futebol contra a China, um jogo que marca o início da caminhada da equipe da supercampeã Marta em busca do título. No dia seguinte, dia 4 de agosto, é a vez da seleção masculina entrar em campo contra a África do Sul, em busca do sonho do inédito ouro olímpico. Do estúdio olímpico da Globo, Galvão Bueno comanda a transmissão com a presença de convidados especiais.

Na sexta-feira, dia 05 de agosto, a Globo abre espaço em sua grade para a transmissão da tão esperada Cerimônia de Abertura. Do "Jornal Nacional" ao "Jornal da Globo", a equipe - que terá nomes como Glória Maria, Galvão Bueno, Marcos Uchoa, Renato Ribeiro e Pedro Bassan - traz todos os detalhes da congregação dos atletas, direto do Maracanã. Neste dia, as novelas das 19h e das 21h serão canceladas.

A partir do dia 06 de agosto, as disputas esportivas começam a acontecer simultaneamente e a Globo mexerá em toda a sua programação para levar os Jogos Olímpicos. Quem perder qualquer lance, terá a chance de rever no "Balada Olímpica", que passa a ser diário e esquentará as madrugadas com música, entretenimento e um balanço dos principais momentos que emocionaram o dia olímpico. Carol Barcellos e Flávio Canto comandam a atração, que receberá diariamente convidados especiais como Pedro Bial, Marcelo Adnet e Marcius Melhem.

Alta tecnologia e Unidade Móvel 4K

E como não se faz transmissão de qualidade sem tecnologias inovadoras, na Globo este é um capítulo à parte. A missão é fazer com que o público, que está em casa, se sinta cada vez mais próximo das arenas e dos atletas. As telas da TV aumentam de tamanho na mesma proporção em que a tecnologia entrega uma imagem com cada vez mais qualidade, aumentando também a vontade do público de interagir com o que está sendo visto. A mesa tática, que faz sucesso no futebol, sai dos gramados e invade as arenas olímpicas. Novas versões vão apoiar as transmissões de basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol e até a natação.

Um recurso que aproxima ainda mais o público do jogo, porque ajuda os comentaristas a explicar as jogadas, as táticas e a estratégia de cada atleta em busca da melhor performance. As projeções tiveram uma grande evolução em qualidade e dão mais destaque aos jogadores virtuais, em suas poses e reações, para que o público entenda melhor o que se passa no jogo. No campo virtual do futebol, outro recurso impressionante: o da jogabilidade. A novidade agora é recriar jogadas, tal como em um videogame.

Mais um esporte faz companhia ao futebol no Campo Virtual. Agora o basquete também terá esse recurso, que permite que o comentarista 'entre' na quadra/campo e explique em detalhes as jogadas, as táticas e a estratégia de cada atleta em busca da melhor performance.

A transmissão também contará com a primeira Unidade Móvel 4K com interconectividade IP do mundo, na sua produção dos jogos de vôlei, no Maracanãzinho. A novidade é uma parceria com a Sony e a Imagine e visa garantir a melhor qualidade de imagem nas transmissões. A UM está preparada tanto para a tecnologia 4K quanto para as tecnologias futuras.

Em outra parceria, desta vez com a emissora japonesa NHK, a Globo fará as primeiras transmissões em 8K ao vivo abertas ao público durante o evento. Segundo especialistas, o 8K oferece o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao HD.

As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas. As informações completas sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site do Museu do Amanhã. A cada dia o público também poderá conferir o melhor dos Jogos em 4K, através de TVs conectadas, no Globo Play.

Canal extra exclusivo para o Globo Play

Como uma das características da Olimpíada é a simultaneidade das competições, a Globo vai oferecer um segundo canal exclusivo, 24 horas dedicado à transmissão dos Jogos Olímpicos, através de sua plataforma de video on demand, o Globo Play.

Este canal, chamado "Play nos Jogos", será gratuito e aberto aos usuários em todo o Brasil. Terá 24 horas de programação e vai oferecer conteúdo complementar ao que vai ao ar na TV aberta, com a transmissão de competições exibidas com exclusividade nas plataformas digitais, flashes dos melhores momentos do dia e, ainda, o programa "Balada Olímpica".

Os principais eventos esportivos exibidos pela Globo também estarão disponíveis nas plataformas digitais para todo o Brasil em simulcasting, ou seja, simultaneamente à transmissão da TV. Além das exibições ao vivo, o usuário também terá acesso a um material sob demanda, podendo pesquisar competições já exibidas em um catálogo organizado por atletas, modalidades esportivas e países que competem.

Reta final do aquecimento olímpico

Nesta reta final, o "Jornal Nacional" traz a série especial "Perfis", projeto que teve início na Copa do Mundo com histórias dos jogadores da Seleção Brasileira comandado pelo Tino Marcos, e que agora sai dos gramados e invade as quadras e pistas olímpicas.

A partir desta segunda-feira (11), Pedro Bassan conta 16 trajetórias de atletas brasileiros para emocionar o público.

O campeão olímpico Arthur Zanetti é o personagem da estreia. Thiago Pereira, da natação, Fabiana Claudino, do vôlei, Sarah Menezes, do judô, Yane Marques, do pentatlo, e Izaquias Queiroz, da canoagem, são alguns dos perfis que também terão destaque na série.

Para produzir a reportagem, Bassan se dedicou ao projeto durante um ano, realizou 21 viagens onde gravou 170 horas em busca das histórias, curiosidades e intimidade dos atletas que representarão o Brasil.

No dia 17 de julho, é a vez de Flávio Canto estrear a série "Eficientes", no "Esporte Espetacular", que conta as histórias de três atletas paralímpicos do país. Com um ouro e uma prata em Jogos Paralímpicos no atletismo, Alan Fonteles dá início à série.

Em seguida, o público conhece a história de vida do 11 vezes campeão paraolímpico de natação Daniel Dias e a dona de quatro medalhas no atletismo, Terezinha Guilhermina.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

1 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

  1. Seguramente a PIOR dentre todas as coberturas Olímpicas que já assisti ... Parece que por questões de economia com os direitos de transmissão, se preocuparam em mostrar apenas uma meia dúzia de esportes Priviligiados, esquecendo-se completamente de inúmeros outros ... Nas provas de natação que não devem ter pago direitos completos de transmissão, só abriam para tela cheia DEPOIS que os nadadores estavam dentro d'agua, sem que fosse possível saber por qual raia estavam disputando ... Assim foi com inúmeras outras transmissões em que os esportes coletivos Privilegiados ( que devem render Muitissimo mais em anúncios de patrocinadores ) continuavam a ser exibidos em Tela Cheia, quando pontos decisivos de outra partida como as de tênis, vôlei de praia ou atletismo ocorriam simultaneamente ... Enfim, transmitiram apenas o que Interessava Economicamente, em detrimento de uma infinidade de outros esportes relegados ao completo esquecimento ... Antes tivesse assistido pela RECORD, que em inumeros outros eventos Fora do país sempre transmitiram Muitissimo mais conteudo via satelite do que a atual transmissão "caseria" da rede ...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato