Justiça manda as operadoras móveis e de TV paga flexibilizar fidelização


O Tribunal Regional Federal de São Paulo negou recurso da Anatel para suspender a execução provisória da sentença que possibilita a rescisão unilateral do contrato pelo consumidor sem o pagamento de multa em duas situações: alteração contratual ou vício/defeito no produto ou na prestação do serviço.  Com isso, a agência terá que exigir das operadoras de celulares e da TV paga a flexibilização das cláusulas de fidelização. Mas ainda cabe recurso da decisão.

As alegações da agência foram contestadas pela Procuradoria Regional da República. A Anatel argumentou que a execução imediata da sentença traria perigo de "lesão irreparável",explicando ainda que no caso da ação civil pública a regra é a pronta eficácia das decisões, "que podem ser executadas imediatamente".

O efeito suspensivo sobre a sentença está previsto apenas para "refrear a ocorrência de danos irreparáveis à parte", afirmou a Procuradoria. A agência, entretanto, não explicou qual seria o dano irreparável e porque isso ocorreria.

A 4ª Turma do TRF3 acolheu a manifestação da Procuradoria, devolvendo o processo para a primeira instância a fim de possibilitar o prosseguimento da execução provisória da sentença. No acórdão (decisão), o colegiado ressalta que efeito devolutivo da decisão "visa prestigiar a decisão de primeiro grau e desestimular a interposição de recurso meramente protelatório".

A Anatel terá ainda que exigir das prestadoras de serviços de telefonia móvel e TV por assinatura que garantam o funcionamento do aparelho necessário à prestação do serviço pelo prazo mínimo de contratação como garantia complementar à garantia legal.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato