Animal Planet exibe o documentário brasileiro Vira-Latas: Os Verdadeiros Cães de Raça

"Vira-latas: Os Verdadeiros Cães de raça" estreia no Animal Planet. (Divulgação)
Existem cerca de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Muitos são de raças que saíram de moda e foram descartados pelo donos,  outros são os “sem raça definida” nascidos no abandono e no descaso, criados recolhendo migalhas na paisagem urbana.

Na quinta-feira, 4 de agosto, às 22h20, o Animal Planet exibe VIRA-LATAS: OS VERDADEIROS CÃES DE RAÇA, longa-metragem que faz retrato sobre a realidade dos animais abandonados, lançando uma discussão abrangente na voz de fontes que fazem apontamentos de ordem política, ética e moral.

Vivemos em tempos de extremos. Embora o incentivo à adoção tenha diminuído o estigma e integrado muitos vira-latas ao convívio com famílias, as estatísticas ainda demonstram crescimento do abandono.  O surgimento de uma indústria milionária direcionada aos pets – rações especiais, itens de higiene, brinquedos, roupas vacinas e cuidados médicos – não garantiu avanços na maneira como a maioria das pessoas enxerga esses animais.

O documentário se concentra na mudança de paradigma nas relações entre humanos e animais – da velha política das carrocinhas e de sacrifício dos cães abandonados, ao modelo atual da castração e posse responsável – e na necessidade de uma evolução comportamental, que seria a maneira de resolver o problema do abandono e as questões de saúde pública que dele derivam.

Entre os depoimentos reunidos pela produção estão os dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Janine Borba, e do apresentador Ronnie Von, além de diretores de organizações que trabalham no resgate, amparo e encaminhamento de animais para adoção. Médicos, veterinários e representantes das iniciativas governamentais também falam às câmeras, configurando uma análise ampla sobre o abandono de animais como prática que tem origem na visão distorcida do homem sobre a sua relação com as outras espécies.

José Antonio Visintim, professor da faculdade de medicina veterinária da USP explica como a mistura de raças cria animais de perfil híbrido que podem ser muito mais resistente a doenças, enquanto Irvênia Prada, professora titular e emérita da mesma instituição, aponta a necessidade de educar os donos para uma perspectiva sensível sobre os animais, que muitas vezes figuram como objetos e símbolos de status.

Estevão Vadasz, coordenador do Projeto Autismo no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, ressalta que em vários países a Terapia Assistida por Cães (TAC) já faz parte dos tratamentos – cães são parceiros em diversas áreas da saúde, por meio do estabelecimento de vínculos simples, francos e eficazes com os humanos.

Os vira-latas são alegres, simpáticos e fieis, além de eficientes cães de guarda que se sentem responsáveis pela segurança dos donos. Se por um lado a adoção também se tornou tendência, por outro ainda falta senso de responsabilidade de donos que não entendem as demandas de um animal. VIRA-LATAS – OS VERDADEIROS CÃES DE RAÇA mostra que ainda temos muito a aprender com esses cães sobreviventes e valentes que exigem apenas olhares um pouco mais atentos para darem suas lições de empatia, responsabilidade e amor.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato