Luiz Carlos Saldanha ganha perfil na série ‘Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro’


A série do canal Curta!Luz e Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro” chega ao segundo episódio destacando o trabalho de Luiz Carlos Saldanha: ator, continuísta, assistente de direção, diretor de fotografia, entre outras tantas funções exercidas durante a vida profissional. Em “Luiz Carlos Saldanha – O Invencionista”, de Betse de Paula e de Jacques Cheuiche, no ar dia 17 ás 10h30, o público vai conhecer um pouco da história deste profissional que participou de produções importantes como “Cinco Vezes Favela” (1961), longa que marcou a chegada do Cinema Novo; “Os Doces Bárbaros” (Jom Tob Azulay) e “Imagens do Inconsciente” (Leon Hirszman), entre outros.  Em depoimento no episódio, ele afirma: “Não acho que eu seja um membro do cinemão. Eu gosto do cinema de invenção”.

Codiretor de “Raoni” - junto de Jean-Pierre Dutilleux -, filme que foi narrado por Marlon Brando, participou do Oscar em 1979 e foi apresentado em Cannes, Luiz Carlos Saldanha explica que seu trabalho à frente do longa não lhe rendeu o reconhecimento esperado: “Eu sou o mentor desse filme. Ele saiu da minha cabeça e fui eu que fiz a cabeça do Jean Pierre. O filme foi lançado em Cannes e fez um estardalhaço. Todos achavam que eu deveria ser reconhecido mas o que se criou foi uma inveja, um rechaço da praça contra esse feito: um filme brasileiro feito por um brasileiro só”.

No dia 18 a partir das 20h,  Íntimo e musical é o tema do “A Vida É Curta!” da semana e traz a estreia de “Tim Maia”, de Flavio Tambellini. Entre suas apresentações, o cantor fala sobre a carreira e a vida pessoal. Na sequência, vai ao ar “Bethânia Bem de Perto – A Propósito De Um Show”, produção de Eduardo Escorel e Julio Bressane, que traz a primeira apresentação da cantora no Rio de Janeiro, na boate Cangaceiro, com cenas de seu cotidiano intercalando o material e participações de Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, Jards Macalé e outros. Para encerrar, o programa apresenta “Conversa de Botequim”, documentário sobre João da Baiana e sua relação com as raízes do samba.

Na Quinta do Pensamento, 18 ás 11h05, o premiado escritor Leonardo Padura ganha a cena na série “Impressões do Mundo”. Jornalista e crítico literário, o cubano também foi reconhecido como ensaísta, roteirista e autor de novelas. Com obras traduzidas em alemão, italiano e português, conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, Café Gijón, Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato