Série inédita em TV, “Iconoclássicos" antecipa o 4ª aniversário do canal Curta!

Nova série em comemoração ao niver do canal. (Divulgação)
O Curta! fechou uma parceria especial com o Itaú Cultural e vai exibir, pela primeira vez na TV, a série “Iconoclássicos”, que revela a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. A faixa “Iconoclássicos Itaú Cultural” adianta as comemorações do aniversário de quatro anos do canal, que ocorre em novembro.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".

As produções sobre Nelson Leiner (dirigido por Carla Gallo), Itamar Assumpção (dirigido por Rogério Velloso), Zé Celso (dirigido por Tadeu Jungle e Elaine Cesar), além de um filme de Cao Guimarães livremente inspirado no livro “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, vão ao ar sempre aos sábados, a partir das 22h. 

A série estreia dia 15 de outubro com  “Assim É, se Lhe Parece”, filme que acompanha a rotina e a intimidade do provocador artista plástico Nelson Leirner, de 84 anos, que revira lojas do comércio popular atrás de artigos para suas criações, renega chancelas do mercado de arte e ressignifica a arte.

Das artes visuais à música, no sábado, dia 22, o Curta! estreia o segundo longa-metragem da série: “Daquele instante em diante”, que traz a trajetória musical de Itamar Assumpção, conhecido como ‘Nego Dito’ ou ‘Maldito’. Por intermédio de imagens raras de acervos e de arquivos particulares; depoimentos de quem conviveu com o artista e até do próprio artista, um retrato do homem que virou símbolo. Em determinado momento do filme, o próprio Itamar Assumpção se pergunta: “Daqui a 50 anos eu sou história ou não?” Treze anos depois de sua morte, em junho de 2003, a história dele é exibida no canal. 

Em novembro, mês de aniversário do Curta!, a programação especial da faixa “Iconoclássicos Itaú Cultural” continua com a exibição de mais dois episódios inéditos na TV da série. O primeiro é “Ex Isto”, filme em que Cao Guimarães articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos. O segundo é “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dirigido por Tadeu Jungle e Elaine César, que reúne depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato