As 25 coisas que talvez você não saiba sobre a HBO

Momento curiosidade sobre a HBO. (Divulgação)
A HBO se tornou parte da cultura popular mundial e, é claro, da América Latina. Suas séries passaram a fazer parte das nossas vidas. Conhecemos e amamos (ou odiamos) os personagens a ponto de acreditarmos que sabemos tudo sobre Jon Snow, Tony Soprano, Sookie Stackhouse, Sr. Ávila e Dora Dumar. As histórias nos mantêm grudados na tela, tentando comprovar as nossas teorias sobre o que vai acontecer – quando acertamos, ficamos orgulhosos. A HBO é única porque todos nós sabemos que não é só televisão. 

Se você acha que sabe tudo sobre este canal premium, produtor de conteúdo e líder do entretenimento, desafiamos você a testar os seus conhecimentos nesta lista de 25 curiosidades sobre a HBO. Apostamos que algumas descobertas serão surpreendentes. 

1. NOME E SOBRENOME
Em documentos oficiais, normalmente você tem que escrever o seu nome completo, assim como está na sua certidão de nascimento. Já no dia-a-dia, com seus amigos, você usa um apelido. Conosco acontece o mesmo: HBO é a sigla de Home Box Office, o nome usado em documentos oficiais. Ainda assim, o público pode chamar só de HBO.

2. NASCE UMA ESTRELA
Estrela da programação de alta qualidade, a HBO está no ar ininterruptamente há 46 anos nos Estados Unidos, e há 25 na América Latina. Nascida em 8 de novembro de 1972, sua transmissão inaugural foi com o filme Uma Lição para não Esquecer, dirigido e estrelado por Paul Newman. O filme também conta com Henry Fonda e Lee Remick no elenco.

3. A ORIGEM
Em 1965, Charles Dolan criou um circuito fechado de televisão que fornecia informações turísticas em hotéis de Nova York. Ao ver o potencial do canal, Dolan fundou a Sterling Manhattan Cabo - primeira empresa de televisão a fazer transmissão por cabos subterrâneos. Em setembro de 1973, a Time-Life Inc. comprou a Sterling. Pouco mais de um ano depois, em abril de 1975, a empresa — agora conhecida como Home Box Office — já tinha 100 mil assinantes. Mesmo exigindo investimentos multimilionários em infraestrutura e programação, a expansão da empresa ocorreu em velocidade recorde.

4. QUANDO OS OUTROS TINHAM MEDO
Enquanto outros canais tinham medo de usar satélites, porque estes poderiam sair de órbita, a HBO se mostrou ousada e sem medo de desafios. No dia 30 de setembro de 1975, o canal se transformou na primeira rede a transmitir sinal via satélite. A estreia foi a memorável luta de boxe entre Muhammad Ali e Joe Frazier, duelo conhecido como Thrilla in Manila.

5. SERVIÇO 24 HORAS
Nos seus primeiros nove anos de vida a HBO exibiu sua programação durante apenas nove horas, a partir das 3 da tarde. O esquema de serviço 24 horas foi adotado no dia 28 de dezembro de 1981.

6. O PRIMEIRO FILME E O PRIMEIRO PROGRAMA INFANTIL
A Força de um Campeão foi o primeiro filme produzido para um canal de televisão por assinatura. O longa conta a história de um corredor canadense que teve uma perna amputada e cruzou o país arrecadando fundos para a pesquisa da cura do câncer. Já o primeiro programa infantil da HBO foi Rocha Encantada, criado por Jim Henson.

7. HBO PARA OS LATINOS
No dia 2 de janeiro de 1989, a HBO e o Cinemax lançaram o Selecciones en Español (Seleções em Espanhol) para a comunidade latina dos Estados Unidos. A programação consistia em eventos esportivos narrados em espanhol, filmes dublados por alguns dos fornecedores de conteúdos e filmes produzidos em países como México, Argentina e Espanha. O serviço foi tão bem-sucedido que poucas semanas depois tinha dezenas de distribuidores. Em 1993, a programação passou se chamar HBO em Espanhol. 

8. PIONEIROS DIGITAIS
Em 1993, a HBO se tornou o primeiro serviço de televisão transmitido digitalmente, o que permitiu acrescentar mais canais ao seu esquema multiplex.

9. CONTEÚDO ACIMA DE TUDO
Desde os anos 90 a HBO se dedica a produzir uma programação de gêneros variados com roteiros inteligentes e alto nível de realismo. Ao abordar assuntos considerados tabus, a HBO mostra - sem censura - a maneira com a qual as pessoas falam, se relacionam, se despem e lutam contra os seus próprios demônios. Isto só é possível porque quem paga é o assinante, não o anunciante.

10. OS CONSUMIDORES SABEM
Steve Jobs disse que quando se cria um produto perfeito, mesmo que o consumidor ainda não saiba que o quer e precisa, ele vai se interessar. Da mesma forma, a HBO começou a produzir séries que não se encaixavam nos modelos. Assim, fez com que o público quisesse ver cada vez mais conteúdos que derrubam paradigmas e incorporam altos níveis de produção e linguagens cinematográficas.

11. A IMPORTÂNCIA DOS FILMES
Em 1983, a HBO criou a divisão HBO Films para produzir filmes e minisséries para a televisão, embora alguns deles tenham estreado primeiro no cinema. A qualidade das produções é indiscutível e em todos os anos, de 1993 a 2015 (com exceção de 2000 e 2003), os conteúdos receberam o Primetime Emmy® Award de Melhor Filme. E o filme Elefante, dirigido por Gus Van Sant, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

12. O FENÔMENO DOS SUPERFÃS
True Blood foi a primeira série de televisão em que o público interagia com os personagens devido ao blog da Jessica (Baby Vamp Jessica). No caso de Game of Thrones, os fãs usam as contas do Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram para comentar na hora o que estão assistindo. Graças a eles, a internet — e a vida real — foram inundadas por fan art, fan fiction, cosplay e role play.

13. MAIS DO QUE A TV ABERTA
O ano de 1997 será lembrado como a data em que a HBO recebeu mais indicações para o Emmy® – um total de 90 indicações – que uma rede de televisão aberta. Com orgulho, a HBO é a rede mais indicada para os prêmios Emmy® e Peabody na história da televisão atualmente.

14. O PRIMEIRO A EXIBIR STAR WARS
A história de Star Wars se passa em uma galáxia muito, muito distante. Mas, aqui na Terra, quando o filme chegou à televisão, os assinantes da HBO receberam um presente surpresa: assisti-lo seis horas antes de todos os outros. As redes de televisão que compraram os direitos para exibição podiam transmitir o Episódio IV a partir das 6 horas da manhã. Mas, a HBO foi mais longe e exibiu o filme para o seu público a partir do primeiro minuto daquele dia. 

15. A ERA DE OURO DA TELEVISÃO
“A série mais bem escrita da história da televisão”, segundo o Writers Guild of America; “uma das cinco melhores séries de todos os tempos”, de acordo com o TV Guide; a número 1 no ranking da Rolling Stone. Talvez a maior prova do realismo seja que, de acordo com a revista Mental Floss, mafiosos de verdade pensaram que a equipe de criação tinha infiltrado alguém entre eles. Estes são apenas alguns exemplos que explicam o porquê a série original da HBO Família Soprano deu início à chamada Era de ouro da televisão.

16. BASTIDORES
A relação da HBO com os estúdios cinematográficos é tão próxima que a rede produz - em parceria com eles - programas que, além de ajudar a divulgar os filmes, são exibidos na televisão e fazem parte dos DVDs e Blu-Rays das produções. Trata-se dos bastidores de filmagem, tapete vermelho, entrevistas com os atores e equipe de criação, comentários sobre como algumas cenas foram feitas, entre outras curiosidades. Tudo porque a HBO sabe que cada filme tem muito mais para contar além da própria história.

17. REPUTAÇÃO MERECIDA
A série que consolidou a HBO como produtora de uma programação inteligente e desafiadora, que sempre conta com personagens multidimensionais foi The Wire. É claro que Família Soprano é brilhante e a antecedeu, mas poderia ter sido um caso isolado. No entanto, com a chegada de The Wire, a crítica e o público não tiveram a menor dúvida da qualidade na qual a HBO era capaz de produzir.   

18. O PRIMEIRO PRÊMIO PEABODY
O Peabody Award premia a excelência em rádio, televisão e on-line, prestigiando a qualidade. A HBO foi a primeira rede de televisão por assinatura a ganhar um Peabody Award com o documentário She’s Nobody’s Baby. Lançado em 1981, o filme fala sobre a evolução do papel das mulheres durante o século 20.

19. ANTECIPOU-SE AO SMARTPHONE
Antes do boom dos smartphones e dos aplicativos, a HBO assinou um acordo com a operadora de telefonia celular norte-americana Cingular Wireless, em 2005, para criar o HBO Mobile. O serviço trazia informações sobre a programação do canal aos celulares do público. A iniciativa cresceu e chegou a oferecer episódios completos de programas infantis.

20. CAMPANHA CONTRA A TV POR ASSINATURA
Nos anos 60, a National Association of Theatre Owners (NATO) lançou uma campanha a favor da televisão aberta. O argumento era: se a televisão por assinatura fosse permitida e tivesse sucesso, isso resultaria na morte do cinema. Mais de meio século depois, tanto o cinema como a televisão vão muito bem, obrigada.

21. NÃO PARA O PRIMEIRO GAME OF THRONES
Os livros sobre o universo fantástico escritos por George R.R. Martin foram um sucesso, mas quando o autor chegou à HBO com o piloto do primeiro episódio a HBO disse que o material não tinha a qualidade que a rede exigia para o seu público. Então, a HBO o ajudou a filmá-lo novamente com outro elenco, colocando à disposição especialistas em todas as áreas técnicas para mostrar a dimensão da história. Você se imagina agora em um mundo sem Game of Thrones?

22. ENTRADA TRIUNFAL
Diante do sucesso no mercado latino dos Estados Unidos, a HBO se associou à empresa OLE Communications para criar a HBO Olé, lançando o seu canal por assinatura na América Latina. Isto aconteceu 25 anos atrás, em 1991.

23. MUDANÇA DE PARADIGMAS
As produções locais da América Latina eram principalmente novelas e algumas comédias realizadas por grandes produtoras. A HBO mudou essa realidade há 12 anos, quando estreou Epitáfios. Depois disso, o canal já produziu mais de 500 horas de conteúdo regional, tanto por conta própria como também associada a produtoras independentes. Isso elevou a qualidade da programação local, que se reflete na conquista de 38 prêmios internacionais, além de 75 indicações.


24. SEMPRE PIONEIROS
A HBO não só foi o primeiro canal transmitido via satélite desde o seu lançamento na América Latina, também foi a primeira companhia a ter canais multiplex, incorporando tecnologia digital de alta definição e gravando em 4K. A HBO é pioneira em entender a variedade existente na América Latina. Por isso, criou conteúdos para toda a região – exportados para outros lugares do mundo – e, ao mesmo tempo, realizou transmissões locais para o Brasil, México e Caribe. Além disso, inovou ao lançar uma plataforma digital e um serviço “à la carte”. Assim, a HBO se tornou o idioma universal da região.

25. MUDANDO COM AS PREFERÊNCIAS
A geração Millennial mudou a maneira como se consome conteúdo. Nenhum meio de comunicação está a salvo se ficar preso aos formatos que funcionaram até o início deste século. Reconhecendo que “tela” já não é sinônimo de “televisão”, a HBO levou a sua programação aos lugares onde o seu público quer vê-la, por meio da plataforma digital HBO GO.

Você sabe alguma coisa sobre a HBO que os outros não sabem?

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato