Discovery estreia sessão especial Discovery Documenta com Dudu Azevedo

Dudu Azevedo comenda o "Discovery Documenta". (Divulgação)
Neste domingo, 27, o Discovery revela o perigo invisível ao ecossistema marinho em sua nova faixa de programação, “Discovery Documenta”. Sempre no último domingo do mês, às 23h10, o ator Dudu Azevedo apresenta produções originais da Discovery Networks, documentários e trabalhos investigativos que representam a evolução do gênero de programação.

A estreia do “Discovery Documenta” acontece com o exclusivo RUÍDOS NO OCEANO: VIDA MARINHA AMEAÇADA (Sonic Sea). Com uma hora de duração, o documentário revela o impacto devastador do barulho submarino ocasionado pela navegação comercial, além de aparatos industriais e militares, nas comunidades de baleias e em todo o ecossistema dos oceanos.

Quando imaginamos as baleias no fundo do mar, surge a imagem de uma imensidão azul de quietude e serenidade. A realidade é outra – donas de um sistema auditivo extremamente sensível e capazes de comunicarem-se por sons que viajam grandes distâncias, as baleias sofrem quando submetidas à poluição sonora gerada por máquinas e aparelhos humanos, entre eles os navios, sonares e plataformas de exploração petrolífera.

O oceano é um ambiente acústico muito diferente do ar. Nele, os sons podem percorrer milhares de quilômetros, muito rápido. No ecossistema marítimo, a audição é determinante para o acasalamento, migração, alimentação e defesa contra predadores, sobretudo para baleias e golfinhos – mamíferos marinhos com elevado grau de desenvolvimento de consciência. “Os ouvidos de uma baleia são o acesso direto a sua consciência, a sua vida, a sua história e seu futuro”, afirma Christopher W. Clark, uma das fontes do documentário.

Oceanógrafos, pesquisadores, cientistas falam às câmeras enquanto a produção utiliza recursos gráficos e acompanha experimentos para mostrar aquilo que os olhos e ouvidos humanos são incapazes de perceber. Entre as fontes está o vocalista da banda The Police e ativista, Sting.

Para o cientista Kenneth C. Balcomb III, tudo começou com o encontro insólito com uma baleia-bicuda-de-cuvier, nas Bahamas. Ela nadava em águas rasas e parecia não querer voltar ao mar aberto. A postura incomum do animal intrigou Kenneth, que viria a descobrir outras 15 baleias perto dali, no mesmo estado de desorientação – não podia ser apenas uma coincidência. Assim, ele decidiu fazer exames nos corpos dos cetáceos e detectou severas lesões cerebrais e no aparelho auditivo.

Com ajuda de equipamentos especiais, o pesquisador Christopher W. Clark trabalha  há mais de quatro décadas na captação de sinfonias da vida na Terra, compostas em parte por sons inapreensíveis aos humanos – no documentário, ele mostra os sons de baixa frequência que fazem parte da “conversa” das baleias e como elas tiram proveito desse sentido apurado para desviarem de tempestades e se comunicarem.

Paul Spong, fundado do OrcaLab, mostra as sutis nuances na comunicação das baleias: cada uma das famílias têm seu próprio dialeto. Ele mostra exatamente o que acontece quando o barulho de um navio cruzeiro invade o ambiente. A oceanógrafa Sylvia Earle também comenta a importância da audição para os animais marinhos, sobretudo em águas escuras, quando a visão é prejudicada. Jean-Michel Cousteau revela como prossegue com a luta pelos ideais de seu pai.

Os especialistas demonstram que enquanto os humanos continuarem presos a uma perspectiva estritamente antropocêntrica, serão responsáveis por danos irreversíveis ao ecossistema marinho. Navios cada vez mais pesados e velozes singram os mares, abalos acontecem quando assoalho oceânico é perfurado, utilizamos sonares ultrapotentes por todas as partes e animais são torturados por essas incessante interferências em um universo no qual a audição determina a sobrevivência e o equilíbrio ambiental.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato