As várias facetas do maestro, compositor e instrumentista Paulo Moura chegam ao Curta! em documentário exclusivo

As várias facetas do maestro, compositor e instrumentista Paulo Moura. (Imagem/Divulgação)
A Segunda da Música, 5, às 22h30, conta um pouco da vida de um dos mais importantes instrumentistas do país, o músico Paulo Moura, através do documentário “Paulo Moura – Alma brasileira”. Morto em julho de 2010, o compositor e arranjador de choro, samba e jazz se consagrou no cenário musical brasileiro, tendo tocado com Ary Barroso, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Milton Nascimento e Sérgio Mendes. Com trechos de entrevistas, registros filmados e escritos, a produção constrói um retrato completo do artista. O longa apresenta 25 canções do repertório de Paulo Moura, enquanto ele próprio dá mais detalhes sobre sua história no cenário musical brasileiro.

O episódio inédito da série “Designers do Brasil” traz como destaque o designer gráfico Rico Lins para a Terça das Artes, 6, às 23h30. Rico é um militante do uso do cartaz como forma de comunicação e tem organizado uma série de exposições no Brasil e no exterior sobre essa mídia.

No novo inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 8, às 22h30, o crítico de arte, escritor e professor da Universidade de Columbia Jonathan Crary explica o poder destrutivo na economia atual e fala, também, sobre a internet e a alta velocidade característica do mundo contemporâneo.  

A faixa “A Vida é Curta” desta semana exibe histórias com pessoas da terceira idade e suas memórias extintas. Com direção de Liliana Sulzbach, a estreia “A Cidade” apresenta Itapuã (RS), uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência e que conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos.  Na sequência, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, conta a historia de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Já “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa, traz as divagações dos personagens Vera e Gabriel, que estão casados há 60 anos: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer. Através de impressões e relatos, o filme sugere um diário pessoal e existencial acerca do amor e da morte.

Já na Sexta da Sociedade, 9, às 22h30, é a vez de mais um episódio inédito da produção original e exclusiva “Arqueologias – Em Busca dos Primeiros Brasileiros”. Nesta semana, o diretor Ricardo Azoury mostra como é possível conhecer um povo e sua cultura por meio de estruturais ancestrais de terra e conchas, conhecidas como sambaquis. “Arqueologias – Em Busca dos Primeiros Brasileiros” é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e produzida pela “Escrevendo & Filmes”.

Ainda na Sexta da Sociedade, às 23h30, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” traz o tema da preservação da memória dos judeus, através dos depoimentos de Karen Worcman e Tânia Kaufman. As duas mulheres se dedicam a registrar e documentar a história do povo hebreu no Brasil.  A série original é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e apresenta, a cada semana, dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato