Discovery estreia a produção local "Aeroporto: Área Restrita"

Nova série brasileira 'Aeroporto: Área Restrita'. (Imagem/Divulgação)
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o maior do Brasil em movimentação de passageiros e de cargas. A cada minuto, uma aeronave aterrissa ou decola em uma de suas duas pistas. Os três terminais conectam o aeroporto a mais de 100 destinos nacionais e internacionais em rotas que fazem do GRU, sigla que o identifica internacionalmente, um dos principais pontos de circulação de pessoas e bens do mundo.

A partir de segunda-feira, 29 de maio, às 20h40, estreia AEROPORTO: ÁREA RESTRITA, uma coprodução entre Discovery e Moonshot Pictures. É uma série de investigação que documenta em 12 episódios, com exclusividade, o processo de inteligência de todos os departamentos e os bastidores das estruturas de segurança e combate ao crime atuantes no Aeroporto Internacional de São Paulo.

A equipe da série foi a primeira com acesso total aos diferentes níveis das operações desenvolvidas no aeroporto, do Centro de Controle e Informações, passando pela torre de tráfego aéreo, até a alfândega e as salas de interrogatório e revista de pertences.

Semanalmente vão ao ar dois episódios em sequência, totalizando uma hora de exibição. Cada um deles revela com exclusividade – e nas palavras dos próprios agentes – como são montadas e executadas operações complexas que garantem a segurança dos passageiros.

Durante três meses de gravações, a equipe teve acesso liberado em todos os departamentos e unidades de operação do aeroporto, o que resulta na captação de imagens exclusivas e nunca antes divulgadas, como a incineração de entorpecentes interceptados por agentes. Depois da apreensão da droga, as “mulas”, pessoas contratadas para transportar drogas entre os países, são presas e as drogas encaminhadas para a incineração, em uma operação sigilosa acompanhada pelas câmeras.

A série segue controladores de voo, auditores fiscais, peritos criminais, delegados, policiais civis e federais que trabalham diariamente na prevenção de diversos tipos de crime – sequestro, terrorismo, tráfego de drogas e pessoas, e contrabando são alguns dos principais – com o objetivo proteger o principal ponto de entrada ao País.

A incidência diária de tentativas criminosas faz do aeroporto uma zona crítica onde o combate e a prevenção não podem parar – durante as 24 horas, em todos os dias da semana, haverá passageiros e até mesmo funcionários dispostos a usar o fluxo vultuoso como disfarce para contrabando, furto e tráfico. Cabe aos profissionais da segurança a antecipação em relação aos criminosos.

No primeiro episódio, dois agentes da polícia federal circulam pelos balcões das empresas aéreas com o intuito de detectar passageiros em atitude suspeita – depois da abordagem inicial, os agentes encaminham esses passageiros para uma entrevista, quando seus pertences são revistados. Assim, a polícia consegue encontrar uma mala com fundo falso onde estava carregamento com mais de cinco quilos de cocaína.

Ainda na estreia da série, a Receita Federal recebe atletas chineses que trazem pistolas em suas malas para a prática do Pentatlo Moderno. O exército se envolve na liberação da carga e certificação de que não há qualquer risco. Uma auditora da Receita Federal vistoria uma mala que teria sido extraviada e descobre partes de armamento na carga. E na torre de controle, a profissional de tráfego aéreo narra as tensões próprias de uma função na qual erros podem ser fatais.

Em seguida, no segundo episódio de AEROPORTO: ÁREA RESTRITA, agentes da Polícia Federal recebem a denúncia de que um funcionário da pista vem violando bagagens para furto de pertences dos passageiros. Junto à Polícia Civil, é montada uma força-tarefa com o objetivo da prisão em flagrante. 

Enquanto isso, na alfândega, a Receita Federal trabalha na contenção e antecipação a tentativas de tráfico: passageiros com conexões suspeitas ou tempos de permanência muito reduzidos fazem parte de uma lista e serão revistados quando tentarem entrar no País.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato