TV paga cresce na Grande São Paulo com um empurrãozinho da SKY devido a ajuste feito por ela

Ajuste feito pela operadora SKY ajuda a impulsionar a TV paga. (Imagem/Divulgação) 
Com uma campanha realizada por Record, SBT e RedeTV! contra as operadoras de TV paga, o número de assinantes cresceu surpreendentemente na Grande São Paulo em março. No dia 24 daquele mês, as três emissoras iniciaram uma forte ofensiva contra as empresas de TV paga, alertando seus telespectadores de que eles deixariam de receber seus sinais no cabo e no satélite, numa tentativa de provocar cancelamentos em massa de assinaturas.

Os dados dos 39 municípios da Grande São Paulo, apurado pelo Notícias da TV a partir de planilha oficial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), revelam, no entanto, que a TV paga conquistou 19.022 novos clientes em março, invertendo uma tendência de queda contínua registrada desde outubro.

No último dia 24, a Anatel divulgou texto relatando que a TV por assinatura tinha perdido 9.989 assinantes em março em todo o país. Mas uma reviravolta sensacional protagonizada pela Sky mudou radicalmente esse quadro.

Na semana passada, a segunda maior operadora do país enviou à Anatel uma nova tabela ajustando os dados que havia relatado anteriormente. No novo arquivo, a Sky saltou de 5.310.338 para 5.588.471 assinantes em março. Assim, a TV por assinatura fechou o mês com 18.892.736 assinantes, 268.094 a mais do que em fevereiro, um crescimento mensal de 1,4%, irreal para um setor em crise há quase três anos.

O ajuste da Sky está sendo visto com desconfiança no mercado. Para fontes ligadas às emissoras de TV em guerra com a TV paga, foi uma manobra para anular o efeito da campanha da Simba, a empresa formada por Record, SBT e RedeTV! para cobrar das operadoras por seus sinais digitais. Por causa dessa disputa comercial, desde 30 de de março essas três redes estão fora das principais empresas de TV paga na Grande São Paulo, onde já ocorreu o apagão analógico. 

Entre as concorrentes da Sky, o ajuste está sendo interpretado como uma provável contabilização de assinantes inadimplentes, que recebem o sinal da operadora mas não pagam suas mensalidades.

A alta da Sky, de 278.133 clientes em único mês, é inacreditável para uma empresa que perdeu 190.640 assinantes ao longo de 2016, com quedas consideráveis em quase todos os meses do ano.

Corre nos bastidores das TVs uma estimativa de que a TV por assinatura teria, de fato, perdido 51 mil assinantes em março somente na Grande São Paulo, por causa da campanha encampada por Record, SBT e RedeTV!, que chegaram a fazer tutoriais de como cancelar contratos. 

Os dados da Anatel, no entanto, são oficiais, embora não definitivos eles podem ser ajustados futuramente caso a agência confirme que de fato houve manobra por parte da Sky.

Guerra de números à parte, as negociações entre a Simba e as principais operadoras pela pagamento dos sinais de Record, SBT e RedeTV! segue longe de um desfecho. Algumas operadoaras arguementam que até hoje não receberam uma proposta formal.

Fora do cabo e da satélite, presente em mais de 50% dos lares da Grande São Paulo, essas três redes tiveram forte queda de audiência, de até 25% na média do dia. A Record já reduziu essa diferença para 17% e o SBT atingiu na semana passada a mesma média que tinha uma semana antes da ruptura com Net, Sky, Claro TV e Oi.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato