Canal MAX estreia a nova série documental "Outros Tempos – Velhos" em Julho

Nova série documental "Outros Tempos – Velhos". (Imagem/Divulgação) 
Fazendo um retrato inédito sobre a velhice no país, a série documental Outros Tempos – Velhos estreia em 04 de julho com exclusividade no canal MAX. Produzida pela Prodigo Films, a série tem oito episódios e reúne em cada um deles dois personagens com mais de 60 anos de idade, um conhecido e um anônimo, que questionam conceitos como “melhor idade” e levantam reflexões sobre como é envelhecer no século 21. Toda terça-feira, um episódio inédito irá ao ar às 23h.

De forma narrativa, questões como sabedoria, filhos, trabalho, saúde, resiliência, decadência do corpo, sexo, ego, solidão, ética, arrependimento, humor, amor e morte são tratadas de forma bastante intimista. A série estreia retratando a morte, simbolizada na forte imagem de Regina Guerreiro dentro de um caixão, e fecha com a vida, através do parto on câmera feito por Vilma Nishi no último episódio.

No episódio de estreia, uma das maiores referências da moda no Brasil, Regina Guerreiro, e a anônima Lidia Serrano lançam seus olhares diferenciados sobre o envelhecer. Uma viveu o poder e o glamour como poucos e hoje sofre de uma solidão peculiar. A outra interrompeu a carreira artística para se dedicar à família, mas não consegue esquecer algumas mágoas.

O segundo episódio traz Hermeto Pascoal – conhecido do grande público por sua genialidade musical e sua maneira nada linear de reger a vida – e Fernando Penteado, um disciplinado senhor de 101 anos. Os dois não poderiam ser mais diferentes: um é a personificação da ordem, o outro parece ser o caos em si.

No terceiro episódio da série, envelhecer parece combinar com a figura da Monja Cohen, a “monja pop”. Já José Virgolino, morador da ilha do Araújo, em Paraty, no Rio de Janeiro, também é muito popular entre os pescadores e os nativos que o cercam e que o elegeram como líder espiritual e afetivo. A sabedoria, vinda de lugares tão distintos, é tema deste episódio. 

O quarto episódio da produção apresenta a história do Doutor Hélio Bicudo, que dedicou boa parte da vida à Justiça. Hoje, aos 93 anos, enfrenta o estágio avançado do Alzheimer de sua esposa e o conflito com os filhos. Já Alfredo Jacinto Melo largou o escritório para se dedicar à única paixão duradoura – o samba. Apesar de terem vivido de formas extremamente díspares, são dois humanistas apaixonados pela vida e pela justiça.

A atriz Tânia Alves, que marcou gerações com seus personagens na TV, e Maria do Jongo, de 94 anos, fazem parte do quinto episódio da série. Ao deixar os holofotes, Tânia iniciou uma pesquisa profunda sobre alimentação, terapias alternativas e outras formas de “retardar o envelhecimento”. Já Maria nunca praticou atividades físicas e adora uma boa feijoada.

No sexto episódio, o cantor e compositor Ney Matagrosso, um homem de mente fluída e corpo esbelto, representa a ousadia. Do outro lado, Valério Taddei simboliza o patriarca, a terceira geração de uma alfaiataria italiana que garantiu o sustento de sua família. Num primeiro olhar, são dois homens antagônicos, mas aos poucos vai sendo revelado o que eles têm em comum.

O penúltimo episódio traz a fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat, naturalizada brasileira, e que tem seu trabalho cultuado no mundo inteiro. Mas suas relações pessoais pagaram um preço proporcional ao êxito profissional. Já Samir El Hayek veio do Líbano para o Brasil acompanhado de parte da família. Seu apreço pela religião muçulmana o fez estudar e traduzir o Alcorão. Aqui, ele ganhou prestígio, dinheiro e amigos, mas nunca se sentiu completo.

Duas minorias são retratadas no episódio final da série. Negro, pobre, artista e homossexual, Emanoel Araújo deixou Santo Amaro da Purificação, na Bahia, para se lançar ao mundo das artes. Tornou-se um dos grandes artistas plásticos do país, depois curador, até montar e dirigir o cultuado Museu Afro Brasil. Vilma Nishi vem de outra minoria, a de descendentes orientais no Brasil, e guarda com carinho a cultura nipônica em sua rotina de parteira. Entre jantares com artistas e inaugurações disputadas, Emanoel parece viver em uma dura solidão. Já Vilma usufrui do tato feminino para atravessar a velhice sem baixar o olhar.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato