Episódio inédito de ‘Grandes Cenas’ apresenta Paulo José e Leila Diniz no Canal Curta!

Canal Curta! exibe episódio inédito de "Grandes Cenas", entre outros destaques. (Imagem/Divulgação)
Em 1966, estreava “Todas as mulheres do mundo”, longa-metragem dirigido por Domingos Oliveira e eleito um dos melhores de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cinquenta anos depois do lançamento no cinema, o filme é destaque da série exclusiva do Curta! “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. Na Quarta de Cinema, 19, às 23h30, o episódio inédito traz a análise do cineasta Jorge Furtado - que declarou ser "Todas as Mulheres do Mundo" seu longa brasileiro preferido - sobre uma das principais sequências: a ‘cena do poema’. Ela é considerada quase como a versão fictícia de uma ‘sessão de terapia’ entre Domingos Oliveira e Leila Diniz, uma vez que o diretor e a atriz haviam terminado um relacionamento quando o longa-metragem foi rodado. “Todas as mulheres do mundo” narra o encontro do mulherengo Paulo, personagem do ator Paulo José, com a jovem Maria Alice, interpretada pela saudosa Leila Diniz. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, "Grandes Cenas" é produção exclusiva do Curta! financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Os personagens, as canções e as histórias de uma das mais importantes bandas de rock do Brasil retornam ao Curta! na Segunda da Música, 17, às 22h, com a reapresentação do documentário exclusivo “Barão Vermelho: por que a gente é assim?”. O filme mostra a trajetória do grupo que surgiu em 1981, da vontade dos amigos Guto Goffi e Maurício Barros de criar uma banda de rock´n roll. Estão lá, desde o convite a Roberto Frejat, Dé Palmeira e a caça ao vocalista ideal, Cazuza, até suas mais recentes formações. É o percurso de um conjunto que marcou a música brasileira ao ser um dos precursores do chamado BROCK, movimento musical do rock nacional. Dirigido por Mini Kerti, o longa é uma coprodução entre o Barão Vermelho e a Conspiração Filmes, e teve financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Na Terça das Artes, 18, às 23h30m, o episódio inédito da série “Designers do Brasil” destaca um dos principais nomes da colaboração entre design e artesanato na América Latina: Heloísa Crocco. Designer e artista plástica, Heloísa desenvolve projetos não apenas no Brasil, como também na Colômbia, Uruguai, entre outros países latinos. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Heloísa Crocco apresenta seu olhar atento à natureza e revela a pesquisa sobre as formas dos veios das madeiras brasileiras, que tem aplicações em louças, roupas de cama, móveis e até chocolates.

Na Quarta de Cinema, 19, a partir das 20h, a faixa “A Vida é Curta” é dedicada às biografias musicais. O primeiro filme é o documentário “Tim Maia”, de Flávio Tambellini. No curta de 1987, o pensamento do ‘síndico’ Tim Maia é apresentado numa linguagem antiacadêmica, misturando bate-papo e música, deixando a montagem fluir no swing de Tim. Na sequência, é a vez do documentário “Nelson Cavaquinho”. O cotidiano do sambista é revelado pelo diretor Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio destaque do júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel. Encerrando a sequência musical, é a vez de “Macau, do jeito que sua alma entende”, de Daniel Tupinambá. O documentário registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção “Olhos Coloridos”, imortalizada na voz de Sandra de Sá.

O episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 20, às 23h30, traz o alemão Andreas Huyssen, professor de literatura na Columbia University, em Nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, Andreas fala sobre a relação entre memória, história e trauma. A diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte são outros temas abordados na entrevista do diretor Daniel Augusto. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta em 26 episódios as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato