‘Macunaíma’, de Joaquim Pedro de Andrade, é tema de episódio inédito de ‘Grandes Cenas’

‘Macunaíma’, de Joaquim Pedro de Andrade, é tema de episódio inédito. (Imagem/Divulgação)
Na Quarta de Cinema, 30, às 23h40, o Curta! exibe episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. O montador e diretor de cinema Eduardo Escorel analisa a cena da feijoada antropofágica do filme “Macunaíma” (1969), baseado na obra homônima de Mário de Andrade. “O Joaquim considerava o filme uma interpretação crítica do livro e não uma adaptação. Uma interpretação crítica à luz da antropofagia e da obra do Oswald de Andrade, por quem ele era fascinado. Havia toda uma espécie de conflito de ideias que resulta no filme Macunaíma”, avalia Escorel.

Já na Sexta da Sociedade, às 23h30, é a vez da  série também exclusiva “Retornados”. No episódio “Ritos e Ritmos das Diásporas”, os diretores Maria Pereira e Simplício Neto mostram como a língua portuguesa foi preservada na África a partir da música. A brasilidade acompanha os retornados por meio dos cânticos em rituais religiosos, do samba e dos instrumentos musicais como o tamborim e o pandeiro. Produção da Praga Conexões e da Jurubeba com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, “Retornados” aborda, ao longo de oito episódios, o movimento histórico e cultural que surgiu a partir do retorno de escravos que foram libertados no Brasil do século XIX e voltaram para seus países de origem, na África.

Na Segunda da Música, às 22h, o Curta! exibe “Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá Em Casa”, show de álbum do artista realizado no quintal de sua própria casa. Com direção de Andrucha Waddington, o documentário mostra o encontro do músico com convidados como Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor e Demônios da Garoa. Eles compõem, tocam juntos e conversam sobre os bastidores da história da música. O show foi gravado no aniversário de 50 anos de Antunes, na presença de familiares e amigos.

Já na Terça das Artes, às 23h30, a série “Caçadores da Alma” traz episódio inédito que aborda o protagonismo na fotografia das paisagens e personagens de um Brasil distante dos holofotes. Em “Outros Brasis”, o cineasta Silvio Tendler mostra depoimentos e obras de fotógrafos que se debruçam sobre quilombolas, seringueiros, catingueiros, indígenas e optam por registrar a vida cotidiana de lugares como o sertão e as favelas. “Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta! produzida pela Caliban Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual. Ao longo de 13 episódios, são investigadas as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas ao redor do mundo.

No dia seguinte, na faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, às 20h, serão apresentados  curtas que abordam a vida e a obra de dois grandes nomes do cinema brasileiro: o diretor Humberto Mauro e a atriz Glauce Rocha. Estreando no canal, “Mauro Humberto”, de David Neves, destaca a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Na sequência, “Glauces, Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini, traz um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha, uma das maiores atrizes do cinema nacional.

Ainda na Quarta de Cinema, às 21h, é a vez do episódio inédito da série exclusiva “A Linguagem do Cinema”, idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno. Em “David Neves”, os quatro amigos Arnaldo Carrilho, Carlos Moletta, José Carlos Avellar e Walter Lima Jr relembram a atuação do crítico de cinema, roteirista e diretor brasileiro David Neves na origem do Cinema Novo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato