Análise feita pela Nagra e Ampere Analises revela os perfis dos assinantes de TV paga

Análise da Nagra e Ampere revela os perfis dos consumidores de TV paga. (Imagem/Reprodução)
A Nagra, em parceria com a Ampere Analises, apresentam o "Television Tribes", um estudo que revela a nova realidade dos perfis de consumidores de TV paga, e indica como operadores podem abrir novas oportunidades de receitas, com uma estratégia customizada para atender às suas complexas necessidades com conteúdo relevante, experiências e tecnologia.

O estudo, que pesquisou consumidores em dez países, identificou cinco "tribos televisivas" únicas:

· Connoisseurs de Conteúdo – Jovem, afluente e experiente em tecnologia, grupo early adopter que quer tudo "on demand" e está disposto a pagar por isso. Eles também são o grupo com maior chance de se rebelar

· Bingers – Um grupo que gasta menos, e gosta de assistir temporadas completas em DVD.

· Desapegados digitais – Uma geração mais velha, difícil de atingir e menos inclinada a gastar dinheiro em conteúdo digital

· Tradicionalistas de TV – Um grupo de meia idade de consumidores de TV, mais interessados na tela grande e particularmente em esportes

· Gastões – Especialistas em TV linear, com dinheiro para gastar em pacotes de conteúdo full.

A pesquisa foca nos Connoisseurs de Conteúdo, o perfil de consumidor mais valioso e em mais rápida expansão, mas também os que mais demandam, representando até 24% do mercado global. Eles são os maiores gastadores, amam seu conteúdo e consomem significativamente mais conteúdo de fontes SVoD que a média. Eles querem montar seu próprio pacote de TV à la carte, e esperam experiências de alta qualidade através de dispositivos diversos.

Quase 80% dos Connoisseurs de Conteúdo citam plataformas de vídeo online como sua principal fonte de conteúdo televisivo e filmes. Eles também preveem que suas casas vão parar de assistir TV linear completamente dentro de cinco anos, mas seu amor pelo conteúdo os torna mais inclinados a assinar serviços de TV paga.

“Enquanto a distinção entre serviços de TV paga convencional e over the top (OTT) se misturam, compreender estes perfis, que são os mais valiosos, e mantê-los felizes com um conteúdo atraente, experiências e tecnologia é o primeiro passo para os operadores abrirem novas oportunidades de se manterem relevantes em uma nova era da TV paga”, diz Ivan Verbesselt, SVP de Marketing de Grupo da Nagra. “Uma estratégia única para todos não vai maximizar o retorno. Alcançar as necessidades de segmentos distintos de consumidores é a chave para atrair e reter clientes, ampliando a receita. Os operadores de sucesso do futuro serão aqueles que acelerarem sua transição para o IP, para garantir mais flexibilidade e atender as necessidades de consumo crescentes, permitindo aos usuários conhecedores de tecnologia a criar seus próprios pacotes de nova geração de serviços on-demand”.

Os tradicionalistas são o segundo grupo mais valioso para os operadores de TV paga. Representando 18% do mercado, eles são constantemente negligenciados na era multidispositivos e OTT. Este grupo está disposto a pagar por serviços principais de TV como filmes e esportes. Eles também são menos inclinados a se rebelar, com apenas 9% tendo trocado de operador nos últimos seis meses.

O estudo ainda identifica ações-chave que os operadores podem tomar para defender sua posição em um ambiente em rápida transformação, incluindo: criação de arranjos com os serviços adequados para cada segmento de mercado, alavancar tecnologia IP e em nuvem para lançar novos serviços on-demand de forma rápida e com custo eficiente, entregando uma experiência multitelas, abraçando as análises de dados para melhorar a personalização para os clientes.

Guy Bisson, diretor de pesquisa da Ampere completa, “o futuro não é sobre fugir das mudanças no mercado de TV paga, mas sobre abraçá-los. Operadores de sucesso percebem que o mundo do conteúdo pago foi além da simplicidade de contar apenas com esportes e filmes de Hollywood para trazer assinantes. Para alcançar o sucesso, os operadores precisam compreender as diferentes demandas dos consumidores de hoje, e continuar fornecendo o que eles querem, abraçando oportunidades oferecidas por serviços de streaming e conteúdo”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato