Documentário sobre criador do método ‘Gaga’ de dança estreia com exclusividade no Canal Curta!

Documentário sobre criador do método ‘Gaga’ de dança estreia na programação. (Imagem/Divulgação)
Estreia na Terça das Artes, 28, às 23h, o documentário “Gaga, o amor pela dança”, sobre Ohad Naharin, principal nome da dança contemporânea de Israel. Dirigido por Tomer Heymann, a produção traz a carreira do coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, que criou a linguagem de dança conhecida como "gaga". O método foi definidor na estética da dança israelense e influenciou companhias em todo o mundo. A obra levou o prêmio de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016.

A série inédita “Imortais da Academia” chega ao seu décimo primeiro episódio, na Quinta do Pensamento, 30, às 23h30. O capítulo fala sobre ocupantes da cadeira 11 da ABL, por onde já passaram alguns do maiores nomes da intelectualidade brasileira: o idealizador da instituição e considerado verdadeiro "pai" da academia Lúcio Mendonça, o escritor, político e antropólogo Darcy Ribeiro, o economista Celso Furtado e o atual ocupante, o sociólogo Hélio Jaguaribe. Produzida pela Giros e dirigida por Belisario Franca, “Imortais da Academia” conduz o público em um passeio pelo presente e pelo passado da ABL e é uma série financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual, o FSA.

Na Sexta da Sociedade, 1, às 22h40, é a vez do documentário “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, de Sandra Werneck, que aborda a violência contra a mulher e tem como objetivo ser uma ferramenta de conscientização sobre a causa. O documentário joga luz nos casos de agressão, abuso e assédio sexual vividos por mulheres conhecidas do público e anônimas. Entre as entrevistadas, estão a modelo e atriz Luiza Brunnet, a nadadora Joanna Maranhão e a escritora Clara Averbuck. O filme também documenta imagens de protestos que expõem a vulnerabilidade da mulher Brasil.

Navegando no universo da imaginação, a faixa “A Vida É Curta!”, na Quarta de Cinema, 29, exibe três produções com essa temática. Abrindo a sessão, “Meu Medo”, de Murilo Hauser, narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos. Depois, é a vez de “Saliva”, com direção de Esmir Filho, que apresenta uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. A produção foi eleita o Melhor Curta no Festival Internacional de Filmes de Cataluña (2007). Encerrando a faixa, “Cordilheira de Amora II”, documentário de Jamille Fortunato, traz a história de uma indiazinha Guarani Kaiowá que transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – Júri Popular no Fest Cine América do Sul”, em 2015.

Histórias verídicas e emocionantes fazem parte do documentário “Amor?”, ainda na Quarta de Cinema, às 21h30. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem conta com oito depoimento de pessoas que estiveram envolvidas em relações amorosas consideradas violentas ou destrutivas, interpretadas por atores profissionais. O elenco é formado por Júlia Lemmertz, Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabíula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio. A produção recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2010) e busca questionar a relação, muitas vezes íntima, entre o amor e a violência.

Os temas que marcaram a vida de  Raul Seixas, um dos maiores ícones do rock brasileiro, será exibido na Segunda da Música, 27,  no documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho. O público poderá conhecer um pouco mais sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e outros momentos marcantes de sua trajetória, guiados através de imagens raras de arquivo, depoimento de familiares, artistas, produtores e amigos que conviveram com o astro que continua a mobilizar fãs mesmo 20 anos depois de sua morte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato