Proteste realiza campanha contra a cobrança de ponto adicional na TV paga

Proteste considera a pratica ilegal na cobrança de ponto adicional na TV paga. (Imagem/Divulgação)
A Proteste – Associação de Consumidores – lançou nesta semana uma campanha contra a cobrança do ponto adicional de TV por assinatura. A cobrança é proibida por resolução 488/07 (redação alterada pela Res. 528/09) da Anatel. A norma determina que não deve haver a cobrança de assinatura do segundo ponto de TV por assinatura, e autoriza apenas a cobrança do serviço de instalação e de reparo da rede.

De acordo com a entidade, as operadoras estão alterando a nomenclatura das cobranças para “aluguel de equipamento habilitado”, que seria a cobrança do decodificador de sinal, para continuarem a exigir o pagamento recorrente pelo ponto.

“As empresas deveriam fornecer o sinal a qualquer equipamento homologado pela ANATEL, porém, só é possível obter o aparelho certificado por meio das operadoras de TV por assinatura, o que faz com que o consumidor esteja em uma situação de desproporcionalidade, em que é obrigado a se sujeitar ao pagamento para que possa obter o segundo ponto”, afirma a Proteste.

A associação afirma, ainda, que as operadoras podem ser processadas por violações do código de defesa do consumidor. “O fornecimento de equipamento conversor ou decodificador não constitui prestação de serviço e para as operadoras inexistem custos adicionais a serem repassados aos consumidores. De acordo com o artigo 39, III do Código de Defesa do Consumidor é proibido enviar ou fornecer ao consumidor produtos sem solicitação prévia”, observa.

A Proteste defende que a mudança de nomenclatura para a cobrança, por parte das operadoras, é sinal de má-fé, o que também é possível de punição pelo código de defesa do consumidor. “Nesse momento os consumidores que têm procurado o judiciário com relação a esse assunto tem obtido êxito em receber a devolução em dobro dos valores (de acordo com o artigo 42 do CDC), pois o fato das cobranças virem com nome alterado já foi considerado má-fé das operadoras”, afirma.

Diante da existência, ainda, de tentativas de cobrança, a campanha “Diga não a cobrança do ponto adicional da TV por assinatura” tem o objetivo de mobilizar os consumidores. No site, é possível pedir assistência à entidade para efetuar uma reclamação. A entidade contacta, em primeiro lugar, a operadora, a fim de resolver o problema antes de ir à Justiça, que é acionada apenas caso haja recusa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato