Animal Planet estreia a série inédita Operação Tanzânia nesta quinta

Série acompanha ex-militares no combate à caça ilegal de elefantes. (Imagem/Divulgação)
O elefante-africano é uma espécie no centro de uma verdadeira guerra. Na virada do século, a África era lar de dez milhões desses animais. Hoje, devido à indústria clandestina do marfim, restam apenas quarenta mil – e, se a matança seguir esse ritmo, em cinco anos eles estarão extintos.

OPERAÇÃO TANZÂNIA (Blood Ivory), série que o Animal Planet estreia nesta quinta-feira, 7 de dezembro, às 22h20, documenta os esforços para reversão desse quadro alarmante, no epicentro dos confrontos armados entre caçadores e protetores dos animais. Com quatro episódios de uma hora, a atração teve acesso exclusivo às ações de uma força-tarefa montada para coibir a caça ilegal e prender seus responsáveis.

Na Tanzânia, onde reservas que abrigam os elefantes-africanos funcionam em estado de alerta, existe um grupo formado por ex-membros das Forças Armadas americanas, o VETPAW – nele estão veteranos de guerra que agem para proteger a vida selvagem africana. Ryan Tate fundou o VETPAW em 2012, depois de ver o que estava acontecendo com elefantes e rinocerontes na África e de perceber que o treinamento militar poderia ajudar a vida selvagem a vencer essa batalha.

Tate, então com 30 anos, criou a VETPAW, uma organização sem fins lucrativos que contrata veteranos para trabalhar na preservação ambiental, contra a caça clandestina. Trabalhando em conjunto com as autoridades da Tanzânia, Tate e sua equipe auxiliam nas investigações, provendo segurança e criando estratégias. A VETPAW já participou diretamente em operações que resultaram na prisão de mais de 25 caçadores.

No episódio de estreia, a minissérie apresenta Robert Mande, o coordenador da força-tarefa que reúne oficiais da Tanzânia e os membros da VETPAW. Mande, Ryan Tate e seus colegas estão no campo de batalha, em plena ação, enquanto as câmeras captam cada detalhe de mais uma operação.

O elefante-africano é uma espécie de importância fundamental para diversos ecossistemas. Sua extinção ocasionaria um efeito prejudicial e em cascata – atualmente, estima-se que 30 animais sejam mortos por dia.  Mande e Tate mostram como estão organizados os caçadores – dos olheiros, aos atiradores e traficantes. Entender a estrutura da caça clandestina é o primeiro passo para detê-la.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato