Canal Brasil - Filmes em destaques de 11 a 17 de dezembro

Filmes de Destaques da programação do Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes que estão em destaques na programação do Canal Brasil de 11 a 17 de dezembro.

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO

“É TUDO VERDADE”: JOVEM AOS 50  (2016) (120’)
- Apresentação: Amir Labaki
- Horário: Segunda, dia 11, às 22h.
- Classificação: 12 anos
Direção: Sérgio Baldassarini Júnior

Sinopse: O documentário parte de uma extensa pesquisa de discos, filmes e imagens de arquivos da televisão brasileira para contar como foi o início do chamado “iê-iê-iê” – expressão em português retirada do “yeah-yeah-yeah” de She Loves You, um dos primeiros sucessos de The Beatles, conjunto seminal para o rock no mundo e, consequentemente, para a Jovem Guarda. A narração do diretor guia o espectador pelos detalhes da história antes do surgimento do programa comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, lembrando trabalhos de bandas como Golden Boys, The Clevers, The Fevers e Renato e Seus Blue Caps, entre outras. Como os lançamentos internacionais demoravam a chegar ao Brasil à época, artistas nacionais se consagraram produzindo versões em português de clássicos americanos e europeus.

A produção reúne depoimentos de mais de 50 cantores e compositores brasileiros que fizeram sucesso na época. Erasmo fala sobre a inspiração para suas principais canções, e Wanderléa comenta a empolgação de participar de um movimento tão novo. Os integrantes da banda The Jordans resgatam uma fita antiga de um memorável encontro com os famosos rapazes de Liverpool, e Caetano lembra a passeata contra a guitarra elétrica comandada por Elis Regina e Gilberto Gil – apesar do baiano ter usado o instrumento para se apresentar ao lado de Rita Lee e Arnaldo Baptista, membros de Os Mutantes. Há ainda o resgate da figura polêmica de Carlos Imperial, e a rivalidade criada entre Ronnie Von e Roberto Carlos, concorrentes em emissoras de televisão distintas. Tudo reunido em uma obra indispensável para os amantes do rock nacional.

TERÇA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO

REAL BELEZA (2015) (84’)
- Horário: Terça, dia 12, às 22h
- Classificação: 14 anos
- Direção: Jorge Furtado

Sinopse:  A história de João, um fotógrafo que procura potenciais candidatas a modelo em cidades do interior do Rio Grande do Sul. João, depois de muitos testes, encontra uma jovem de rara beleza, Maria. Ela não aparece para a segunda etapa dos testes e João parte em sua procura. João conhece Anita, mãe de Maria, que lhe informa que o pai (Pedro) não quer que a menina abandone os estudos. Pedro e Maria viajaram, João decide esperar seu regresso, está determinado a fazer novos testes com a jovem, vê nela um grande potencial. Enquanto espera, João se apaixona por Anita. Pedro e Maria voltam para casa. Pedro é trinta anos mais velho que Anita e está praticamente cego. João faz uma nova sessão de testes com Maria e confirma a proposta: Maria é a escolhida, vai assinar um contrato com a agência, iniciar uma carreira. João, apaixonado por Anita, que levar a mãe, junto com a filha.

QUARTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO

GONZAGA – DE PAI PRA FILHO (2012) (120’)
- Horário: Quarta, dia 13, às 22h
- Classificação: 12 anos
- Direção: Breno Silveira

Sinopse: Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

QUINTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO

TRAMPOLIM DO FORTE (2010) (90’)
- Horário: Quinta, dia 14, às 22h 
- Classificação: 16 anos
- Direção: João Rodrigo Mattos

Sinopse: O Trampolim do Forte é o mágico local onde, através dos saltos, Déo (Lúcio Lima) e Felizardo (Adailson dos Santos) buscam a força necessária para enfrentar a sua dura realidade.

SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO

“CINEMÃO”: O PALHAÇO (2011) (88’)
- Horário: Sexta, dia 15, às 22h
- Classificação: 10 anos
- Direção: Selton Mello

Sinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança com seu pai Valdemar (Paulo José), com quem forma a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue. Benjamim sai em busca de uma linda garota por quem ficou interessado. No caminho, o circense colhe desilusão e revê seus conceitos, além de cruzar com as mais insólitas figuras. É o caso do delegado mal-humorado (Moacyr Franco), do sertanejo Juca Bigode (Jackson Antunes), da prostituta Tonha (Fabiana Karla), do inusitado funcionário público (Ferrugem) e dos hilários mecânicos Beto e Deto (ambos interpretados por Tonico Pereira). Em tempos de tecnologia avançada e com os sofisticados efeitos visuais, o diretor optou por revelar o cotidiano simples, pobre e difícil do circo. Não o mundo das grandes companhias, mas a pequena trupe do interior do país, que tem dificuldades financeiras e burocráticas, mas sobrevive graças ao sentimento de união entre os artistas e o amor pelo que se faz.

SÁBADO, 16 DE DEZEMBRO

O SILÊNCIO DO CÉU (2016) (103’)
- Horário: Sábado, dia 16, às 22h
- Classificação: 16 anos
- Direção: Marco Dutra

Sinopse: Em seu filme mais recente, o cineasta apresenta logo nas primeiras tomadas o acontecimento responsável pelo trauma dos protagonistas, e trabalha com o suspense após o abalo. Na sequência inicial, Mario (Leonardo Sbaraglia) está chegando em casa quando se depara com um crime bárbaro. Pela janela, ele vê a esposa, Diana (Carolina Dieckmann), sendo violentada sexualmente por dois homens, que a ameaçam com uma faca no pescoço e cobrem sua boca de forma a evitar os gritos da vítima. A partir desse momento, o filme desenrola os imbróglios da relação de um casal em eterna negligência de seus problemas.

O abuso é o ponto de partida da narrativa, que se dedica posteriormente a observar como os cônjuges lidam com o caso. Aos poucos, o espectador conhece a história do casal, entende como a brasileira mudou-se para Montevidéu para acompanhar o marido, nota seu trabalho em um ateliê de moda com Elisa (Paula Cohen) e sua forma de cuidar dos dois filhos gerados pelo relacionamento, e também se depara com os dilemas que dissecam as características de ambos os personagens.

DOMINGO, 17 DE DEZEMBRO

“CONE SUL”: ZONA SUR (2010) (108’)
- Horário: Domingo, dia 17, às 22h
- Classificação: 16 anos
Inédito e exclusivo
- Direção: Juan Carlos Valdivia

Sinopse: A obra é inteiramente rodada em uma casa de alto luxo da zona sul da La Paz, capital boliviana, uma área nobre da cidade. A residência é comandada com mão de ferro por Carola (Ninón Del Castillo), uma mulher da alta sociedade local, sempre preocupada em manter a aparências de ser a matriarca de uma família perfeita. Elegante, bonita e exigente, a socialite cria os três filhos com alguma distinção, sendo sempre mais dura com Bernarda (Mariana Vargas) e utilizando um tom mais brando com Patricio (Juan Pablo Koria) e com o pequeno Andy (Nicolas Fernandez). O domicílio também é moradia de Wilson (Pascual Loayza) e Marcelina (Viviana Condori), dois funcionários indígenas de origem Aymará prontos a servir os rígidos padrões de qualidade da chefe no cotidiano repleto de eventos entre amigos ricos e poderosos.

O premiado roteiro discorre sobre uma série de conflitos de classes, abordando temas como decadência financeira, xenofobia e relações trabalhistas abusivas. Mesmo com grande parte da população descendente de tribos nativas, os indígenas são, até os dias atuais, considerados uma espécie menos evoluída e sofrem com posições subalternas no mercado. A família ainda guarda os costumes nobres do passado, mas vê a ascensão da classe trabalhadora como uma ameaça ao seu secular poder. Todas as questões são trabalhadas pela direção em planos-sequências longos e majoritariamente circulares, de forma a mostrar não apenas no conteúdo, mas também no campo da estética e fotografia, o dia a dia de uma família que acredita ser o centro de um mundo que gira ao seu O filme película conquistou as láureas de melhor direção e roteiro – além de indicação ao grande prêmio do júri – no Festival de Sundance (Estados Unidos). O filme conquistou as láureas de melhor direção e roteiro – além de indicação ao grande prêmio do júri – no Festival de Sundance (Estados Unidos).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato