Documentário “Margherita, a mulher que inventou Mussolini” estreia com exclusividade no Canal Curta!

Documentário “Margherita, a mulher que inventou Mussolini”. (Imagem/Divulgação)
Antes que Benito Mussolii se tornasse antissemita, uma judia intelectual e feminista foi uma das principais responsáveis por levá-lo ao poder. Na Sexta da Sociedade, 5, às 23h, o Curta! apresenta com exclusividade na TV brasileira o documentário “Margherita, a mulher que inventou Mussolini”, longa-metragem que revela a trajetória de Margherita Sarfatti, mulher que foi fundamental na construção ideológica, psicológica e política do homem que virou ditador e difundiu o fascismo. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo. “Margherita, a mulher que inventou Mussolini” faz parte do pacote de sete produções inéditas que o Curta! adquiriu da Arte France, canal público franco-alemão.

Outra produção da Arte France contratada pelo Curta! é destaque na Quinta do Pensamento, 4, às 21h30: o documentário “Gutenberg e o nascimento da impressão”. O longa-metragem mostra como a vida pessoal se confunde com a trajetória profissional de um dos principais inventores da era medieval: Johannes Gutenberg, criador da impressão gráfica. Considerado um visionário e responsável por uma revolução cultural, ao longo da sua carreira Gutenberg precisou fazer alianças, sofreu traições e teve que enfrentar a desconfiança e a descrença da sociedade da época.

Na primeira semana de 2018, a faixa “A Vida é Curta”, da Quarta de Cinema, apresenta uma seleção de filmes nos quais os personagens fazem resoluções em suas vidas para inspirar a audiência. Abrindo a sessão especial, às 20h, “Lição de Esqui”, dos diretores Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Filmado em Fortaleza, o filme conta a história de dois amigos que discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. “Lição de Esqui” foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013. Na sequência, é a vez de “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban. Em cena, a história da alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, que estudou fotografia digital e fez cursos de edição de imagens para manter viva a memória do falecido marido, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.  Encerrando a faixa, é a vez de “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, do renomado diretor de "Aquarius" e o "O Som ao Redor" Kleber Mendonça Filho, que narra a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher.

Também na Quarta de Cinema, 3, às 23h40, é a vez da série “Grandes Cenas”. Indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro em 1999, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, é o protagonista de episódio. Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz Fernanda Montenegro relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. E recorda a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que sua personagem se perde de Josué - menino de nove anos que está em busca do seu pai - em meio a centenas de fiéis. 

Na Terça das Artes, 2, às 23h, o Curta! exibe “Ariane Mnouchkine - A Aventura do Théâtre du Soleil”. Em cena, a história e as ideias da mulher que idealizou e defende o Théâtre du Soleil. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, Ariane Mnouchkine fala de sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato