Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal, é relembrada em documentário que estreia no Canal Curta! - O Universo da TV

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal, é relembrada em documentário que estreia no Canal Curta!


Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal, é relembrada em documentário. (Imagem/Divulgação)
A vida e a obra da escritora Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal dos anos 1970, são reveladas no documentário “Bruta Aventura em Versos”, na Quinta do Pensamento, 1º de fevereiro, às 22h35. No longa, a cineasta Letícia Simões apresenta imagens históricas da artista enquanto constrói uma narrativa audiovisual a partir de seus poemas. Nomes como Paulo José, Ana Kutner, Marcia Rubin e Alice Sant’anna se apropriam da obra de Ana Cristina, que se tornou referência para atores, dançarinos, poetas e produtores culturais. O filme, assim, busca reverenciar a poetisa que morreu em 1983, aos 31 anos, deixando muitos leitores e adeptos.

Na Quarta de Cinema, 31, às 22h30, o Curta! exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo”. O filme, vencedor de prêmios no Festival do Rio (2009), no Festival de Cinema de Havana (2009) e no Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (2010), traz o ator Irandhir Santos no papel de José Renato, um geólogo que precisa atravessar todo o sertão nordestino para realizar uma pesquisa. O longa tem direção de Marcelo Gomes e do aclamado cineasta brasileiro Karim Ainouz, que teve o filme “Aeroporto Central” (THF – Gateways) selecionado para a 60ª edição do festival de cinema de Berlim, que acontece em fevereiro próximo.

Ainda na Quarta de Cinema, 31, às 20h, o canal apresenta uma seleção de filmes sobre artistas que embalam rodas de samba na faixa “A Vida é Curta”, às 20h. Abrindo a sessão, “Nelson Cavaquinho”, curta que mostra o cotidiano do sambista e é dirigido por diretor Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio destaque do júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel. Depois, é a vez de “Cordiais Saudações”, filme de 1968 que narra a vida do compositor brasileiro Noel Rosa, artista considerado um dos pais da moderna música brasileira. Além de trazer entrevista com o próprio Noel, a produção conta com depoimentos de amigos do ídolo, como Almirante, Aracy de Almeida e Marília Batista. Encerrando a faixa especial sobre rodas de samba, “Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves”. O minidocumentário da diretora Paola Viera revela os bastidores da gravação do último álbum de Wilson das Neves, saudoso instrumentista, compositor e cantor falecido em agosto de 2017.

Na Terça das Artes, 30, às 23h30, o cineasta Silvio Tendler visita um dos principais eventos de fotografia internacionais, a Paris Photo, em episódio da série “Caçadores da Alma”. Lá, o cineasta realizou entrevistas com artistas de diferentes gerações e tendências estéticas, mas foi interrompido pelos trágicos atentados que atingiram a capital francesa. Com a feira fechada, Silvio foi até Berlim, o que lhe proporcionou novos e inesperados encontros. “Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta!, produzida pela Caliban Produções com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, que investiga as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas pelo mundo.

Encontros históricos, canções que se tornaram clássicos e artistas que se transformaram em ícones da música brasileira compõem o documentário “Uma Noite em 67”, documentário em exibição na Segunda da Música, 29, às 22h30. Com direção de Ricardo Calil e Renato Terra, o longa-metragem resgata passagens curiosas da chamada ‘era dos festivais’, como o momento em que Sérgio Ricardo quebrou o violão no palco durante sua apresentação, na final do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, e apresentações de músicas como "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, e "Domingo no Parque", de Gilberto Gil, em show conjunto com a banda Os Mutantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Post Bottom Ad