Documentário que investiga os ritmos da guitarra brasileira estreia com exclusividade no Canal Curta!

Documentário que investiga os ritmos da guitarra brasileira no Curta!. (Imagem/Divulgação)
A originalidade da guitarra brasileira é investigada e revelada no documentário musical “Sotaque Elétrico”, que estreia com exclusividade no Curta!, na Segunda da Música, 22, às 22h20. Com pesquisa do músico e jornalista Leandro Souto Maior, o filme mostra como os ritmos nacionais influenciaram o estilo da guitarra elétrica brasileira nos mais diversos gêneros musicais, desde o pau elétrico de Dodô e Osmar - primeiro instrumento elétrico de corpo maciço fabricado no Brasil - até o som do guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, da Megadeth, uma das mais importantes bandas de heavy metal de todos os tempos. Dirigido por Caio Jobim e Pablo Francischelli e produzido pela Doblechapa Cinematografia, “Sotaque Elétrico” registra ainda um número musical concebido especialmente para o filme: uma versão instrumental da música "Meu maracatu pesa uma tonelada", apresentada pelo trio Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo) e Pupillo (bateria), do Nação Zumbi. O filme foi selecionado pelos festivais "In-Edit Brasil" e “Mimo” e teve financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013), da ANCINE.

Na Quinta do Pensamento, 25, às 23h30, estreia no Curta! “Massao Ohno – Poesia Presente”, documentário de Paola Prestes sobre o editor independente Massao Ohno, o paulista de Sorocaba, filho de imigrantes japoneses, e que nos anos 1960 abriu caminho para uma nova geração de poetas paulistas ao publicar a Coleção dos Novíssimos. Considerado um artista, tamanho empenho e dedicação que investia em seus projetos, Massao Ohno foi o editor responsável pela primeira publicação de Hilda Hilst (1930-2004), autora que será homenageada pela Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, esse ano. Massao foi também o responsável por introduzir no Brasil a versão em português do haikai, um estilo de poema curto em japonês.

A trajetória de Angela Davis professora de filosofia E ativista que virou símbolo internacional na luta pela defesa dos direitos humanos, em especial dos negros e das mulheres, é o tema do documentário “Libertem Angela Davis”, na Sexta da Sociedade, 26, às 22h10. Dirigido por Shola Lynch, o filme reconstitui o período da prisão na luta pelas causas sociais, nos anos 1970, enquanto defendia três prisioneiros negros.

Histórias de pais e filhos entram em cena na faixa “A Vida é Curta”, às 20h, na Quarta de Cinema, 24. Abrindo a sessão, estreia no Curta! “A mão que afaga”, filme aclamado no Festival de Gramado em 2012, no qual levou cinco prêmios, entre eles o de Melhor Curta de Ficção - Júri Popular e o Prêmio da Crítica - Júri ABRACCINE. A diretora Gabriela Amaral Almeida conta a saga de uma operadora de telemarketing que tenta planejar uma festa no aniversário de nove anos de seu único filho. Depois, é a vez de “Avós”. Em cena, Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada. Na sequência, é a vez de “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho. Na história, uma mãe dá à filha uma caixa com discos coloridos. O único que ela não consegue escutar é o verde.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato