Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 12 a 18 de fevereiro

Filmes em Destaques no Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaques na programação do Canal Brasil de 12 a 18 de fevereiro.

É Tudo Verdade: Danado de Bom
Apresentação: Amir Labaki
Horário: Segunda, dia 12, às 22h.
Classificação: Livre
Direção: Deby Brennand

Sinopse: João Silva é um herói desconhecido da música brasileira. O pernambucano de Arcoverde compôs mais de três mil canções, interpretadas por grandes ícones do forró como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos, mas nunca obteve o reconhecimento merecido. Para corrigir essa injustiça histórica, a diretora Deby Brennand viajou ao sertão nordestino para assinar seu primeiro longa-metragem documental e narrar um pedaço da trajetória desse ícone inexplorado do cancioneiro nacional. A produção traz entrevistas com o próprio protagonista e apresentações de Gilberto Gil, Lenine e Zeca Baleiro.

O documentário acompanha João em uma viagem de Recife, onde morou até sua morte, em 2013, a Arcoverde, no agreste pernambucano. Pela paisagem de aridez e poeira do sertão, o compositor narra casos curiosos de sua trajetória e revela as inspirações para suas peças. Andarilho pelo interior do estado, o menino não deixou as amarras do analfabetismo restringirem sua criatividade e escreveu versos de canções conhecidas como “Danado de Bom”, “Pagode Russo”, “A Mulher do Sanfoneiro”, “Nem Se Despediu de Mim” e “Não Morrer de Tristeza”. Seus xotes, baiões e forrós foram eternizados nas vozes de Luiz Gonzaga, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Lenine, Pedro Luís e Elba Ramalho, entre tantos outros. Imagens de arquivo são mescladas a bate-papos realizados especialmente com o compositor para o documentário. O protagonista não chegou a ver qualquer cena do filme, que lhe seria apresentado apenas quando estivesse pronto.

Seleção Brasileira: Pendular
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Terça, dia 13, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Julia Murat

Sinopse: “Pendular” é inspirado no espetáculo Rest Energy, idealizado pela icônica artista performática Marina Abramovic na década de 1980, no qual a performer tinha uma flecha apontada para seu peito e precisava confiar totalmente em seu colega de cena para escapar da morte. Baseada nisso, Julia Murat disserta sobre os pontos de tensão e vulnerabilidade do relacionamento entre dois protagonistas anônimos em um ambiente em que arte e intimidade se misturam.

Um galpão abandonado é o único cenário do longa-metragem e resume a totalidade do universo de dois artistas casados: Ela (Raquel Karro) é uma dançarina e precisa de espaço para praticar os passos dos seus espetáculos e Ele (Rodrigo Bolzan) construiu um ateliê para elaborar suas esculturas. Apenas uma fita laranja separa os ambientes de trabalho e os muitos espaços vazios são preenchidos com poucos móveis.

O filme, dividido em capítulos, sugere o progressivo desgaste do relacionamento dos personagens, característica também proposta pela expressão corporal da arte de cada um. Com um roteiro minimalista e de poucos diálogos, a cineasta utiliza o silêncio e o movimento dos corpos como forma de diálogo fundamental para explicar os sentimentos dos protagonistas.

Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
Horário: Quarta, dia 14, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Paulo Halm

Sinopse: Zeca (Caio Blat) é um escritor de 30 anos que, por não conseguir escrever, está no mais completo ócio. Ele é casado há cinco anos com Júlia (Maria Ribeiro), uma professora que sonha em fazer um curso em Paris. Um dia ele vê Júlia e uma amiga entrando em sua casa. Zeca consegue espioná-las através da janela e, ao vê-las apenas com roupas íntimas, passa a acreditar que Júlia o está traindo com uma mulher. Quando Júlia se aproxima de uma de suas alunas, Carol (Luz Cipriota), Zeca passa a desconfiar que elas sejam amantes. Só que o ciúme aos poucos se transforma em desejo e Zeca se apaixona por Carol.

O Som ao Redor
Horário: Quinta, dia 15, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

Cinemão: Cazuza – O Tempo não Para
Horário: Sexta, dia 16, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Sandra Werneck

Sinopse: A vida louca e breve do rockeiro Cazuza é o foco da cinebiografia dirigida por Sandra Werneck em parceria com Walter Carvalho. Dentre outros prêmios, a produção ganhou os troféus de melhor filme, ator (Daniel Oliveira), roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha sonora e som, no Grande Prêmio BR de Cinema, em 2005.

A sede de liberdade permeava a trajetória de Cazuza (Daniel de Oliveira). Embalado por canções que marcaram uma geração, o longa-metragem acompanha a carreira do cantor e compositor, desde o encontro com o grupo Barão Vermelho até o precoce desfecho causado pela Aids, em 1990. Adepto da experimentação, o artista vivia intensamente. Sempre ao lado do filho, Lucinha Araújo (Marieta Severo) foi o pilar da resistência de Cazuza frente ao vírus HIV. Corajosamente, o músico encarou a doença e não abriu mão dos poucos prazeres que lhe restavam.

Mostra Cine-Delas: As Alegres Comadres
Horário: Sábado, dia 17, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Leila Hipólito

Sinopse: O primeiro longa-metragem da diretora Leila Hipólito, uma adaptação da comédia “As Alegres Comadres de Windsor” (1600), de William Shakespeare. Em pleno século XIX, o falido ex-militar português João Fausto (Guilherme Karam) chega a Tiradentes (MG) com seus comparsas, Pistola (Babú Santana) e Luís (Felipe Rocha), e usa seu status de ex-membro da corte do imperador para se aproveitar da burguesia local. Fausto decide seduzir duas ricas esposas, a Sra. Lima (Zezé Polessa) e a Sra. Rocha (Elisa Lucinda), com a intenção de roubá-las. Ao descobrirem o plano, as comadres tramam uma divertida vingança contra o aproveitador. Em paralelo, o ciumento Sr. Rocha (Ernani Moraes) persegue Fausto sem saber da honestidade da esposa. Para desmascarar a Sra. Rocha, o furioso marido mobiliza os amigos, inclusive o confiante Sr. Lima (Edwin Luise), que está mais preocupado em casar a filha. Concorrem à mão da bela Ana (Talita Castro) três pretendentes: o rico Sr. Silva (Rafael Primo), favorito do Sr. Lima; Dr. Caius (Chico Diaz), médico francês, preferido pela Sra. Lima; e o aristocrata Franco (Daniel Del Sarto).

Cone Sul: 7 Caixas
Horário: Domingo, dia 18, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori

Sinopse: Victor (Celso Franco) é um menino pobre da periferia de Assunção, capital do Paraguai. Sem dinheiro, ele tenta ganhar um trocado carregando compras de clientes de um mercado popular em um carrinho de mão. Seus sonhos, no entanto, estão bastante distantes dali. Ele é fascinado pelo universo da televisão e descobre nos novos telefones celulares, equipados com câmera fotográfica e filmadora, uma possibilidade de brincar com uma realidade bem diferente da sua. Os aparelhos, no entanto, são caros e ele enfrenta grande concorrência de outros jovens para realizar o mesmo serviço. Seu destino começa a mudar quando o funcionário de uma das barracas o pede para carregar sete caixas de conteúdo desconhecido. Em troca, ele aceita como pagamento uma nota rasgada de US$ 100.

O trabalho poderia ser a solução dos problemas financeiros do rapaz, mas ele adentra um submundo obscuro de crimes e violência sem ter qualquer noção. Logo de início, um ladrão mascarado rouba uma de suas caixas, e ele inicia uma caçada para encontrar a carga levada. Não bastasse o furto, Nelson (Víctor Sosa) tenta recuperar a missão, que lhe seria dada não fosse por um imprevisto familiar. Os caixotes também chamam a atenção da polícia local, crentes de tratar-se de dinheiro escondido. Seu único abrigo em toda essa confusão é Liz (Lali González), uma amiga curiosa para entender toda a situação. Em apenas um dia nesse mercado popular a céu aberto, diversos personagens vão lutar pela vida, e Victor vai perceber o preço a se pagar para ter sua imagem televisionada em rede nacional.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato