A Prosteste acusa operadoras de TV paga de burlarem as regras e cobrarem por ponto adicional

Operadoras burlam proibição de cobrança por ponto extra de TV, acusa Proteste. (Imagem: Reprodução)
A PROTESTE - Associação de Consumidores - anunciou nesta quarta-feira (25), que pediu para Anatel criar uma uma resolução que impeça toda e qualquer cobrança do segundo ponto de TV por assinatura. Em que pese existir a Resolução da ANATEL 488/07 (alterada pela Res. 528/09), que estabelece que não deve haver a cobrança do segundo ponto de TV por assinatura, as operadoras estão burlando essa regra e cobrança os pontos adicionais sob a nomenclatura 'aluguel de equipamento habilitado', alega a entidade.

De acordo com a PROTESTE, as empresas alegam que cobram pelo decodificador de sinal. Entretanto, deveriam fornecer o sinal a qualquer equipamento homologado pela agência reguladora, mas só é possível obter o aparelho certificado por meio das operadoras de TV por assinatura, o que faz com que o consumidor esteja em uma situação de vulnerabilidade, uma vez que é obrigado a se sujeitar ao pagamento para que possa obter o segundo ponto.

Tal medida e uma evidente prática abusiva, por ser uma “venda casada”, já que exige do consumidor uma vantagem manifestamente excessiva, sem contar que a própria Anatel já considerou a cobrança de ponto adicional como irregular. A cobrança pela captação e utilização por mais de um aparelho em uma residência é abusiva e ilegal p ois o fornecimento de equipamento conversor ou decodificador não constitui prestação de serviço e, para as operadoras, inexistem custos adicionais a serem repassados aos consumidores, além da própria instalação que já é cobrada.

Além disso, é Importante destacar que a cobrança é rechaçada por diversos setores, tanto que há inclusive Projeto de Lei Estadual como o 844/2017, em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, visando coibir esta prática.

O Projeto, apoiado pela PROTESTE, regulariza a questão, nos moldes do Código de Defesa do Consumidor, estabelecendo, dentre outas coisas que: o maquinário para o ponto adicional poderá ser cobrado, todavia, o sinal não poderá ser restrito a um modelo único de aparelho; deverá ser garantida ao consumidor a aquisição de aparelho de recepção universal; caso a prestadora não possua meio de disponibilizar o sinal ao ponto adicional por meio de um aparelho universal, deverá oferecer ao consumidor o aparelho sem qualquer ônus adicional.

A cobrança apenas será incidente caso o consumidor opte por programação diferente no ponto adicional. A PROTESTE já enviou um ofício a Alesp pedindo a aprovação do PL.

Diante disso, a PROTESTE lançou, em novembro do ano passado, a campanha “Diga não a cobrança do ponto adicional da TV por assinatura”, que contou com a adesão de 2.896 de consumidores. E agora, pede a ANATEL a criação de uma Resolução que efetivamente proíba as práticas abusivas acima apontadas, uma vez que os consumidores são muito impactados pela cobrança do ponto adicional.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato