Documentário de Lula Buarque de Hollanda sobre a polarização social brasileira terá exibição exclusiva na Sexta da Sociedade do Curta!

Documentário de Lula Buarque de Hollanda sobre a polarização social brasileira. (Imagem: Divulgação)
O documentário “O Muro”, filme que investiga a polarização da sociedade brasileira conflagrada pela crise política e econômica nacional e seu paralelo no mundo, será exibido com exclusividade na Sexta da Sociedade, 29, às 22h30, no Curta!. A produção é dirigida por Lula Buarque de Hollanda e tem roteiro da jornalista Isabel de Luca.

A narrativa do longa, fazendo uso de uma estética experimental, se desenrola ao longo da série de manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016. Manifestantes de campos rivais compartilham seus pontos de vista contrastantes enquanto posam para retratos “em movimento”. Pensadores, cientistas políticos, historiadores, filósofos e acadêmicos também são entrevistados e oferecem suas leituras dos fatos. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, “O Muro” foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Espiral Criação e pela Produção Cultural.

Marku Ribas, influente cantor e percussionista, ganha releituras de suas composições no episódio inédito da série exclusiva “Os Ímpares”, na Segunda da Música, 25, às 20h. A intérprete Teresa Cristina apresenta sua versão de “Tira Teima”, do álbum “Underground” do músico. E BNegão reinterpreta “Zamba Bem”, canção gravada no disco “A maldição do samba” por Marcelo D2, ex-companheiro do rapper no grupo Planet Hemp.

“Os Ímpares” é uma série documental que tem como tema a releitura de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento. Ao longo de dez episódios, figuras de peso da música brasileira contemporânea como Criolo, Bayana System e Tulipa Ruiz irão realizar releituras inéditas de álbuns de Jards Macalé, Di Melo, Itamar Assumpção, Walter Franco, Jorge Mautner, Pedro Santos, Ronnie Von, Verocai, Marku Ribas e Sérgio Sampaio. Com direção de Henrique Alqualo e Isis Mello, direção musical de Berna Ceppas e realização da Lunar Multimídia e da Moa Filmes, “Os Ímpares” foi produzida através de financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Durante dois dias, o Museu do Louvre convidou os maiores especialistas de arte mundiais para examinar os quadros de Rembrandt que integram a coleção da instituição, incluindo "Carcaça de Carne" e "Filósofo em Meditação". Eles tiveram acesso às obras em condições excepcionais: os Rembrandts foram retirados das paredes e reunidos em uma sala, em cavaletes simples, à luz do dia, como quando foram pintados. Os detalhes e os segredos descobertos por detrás das pinturas podem ser vistos no episódio inédito de “A História Oculta das Obras de Arte”, na Terça das Artes, 26, às 20h.

O daguerreótipo, criado em 1839, foi o primeiro equipamento fotográfico da história a ser fabricado em escala comercial e, em 1840, o abade Louis Compte fez uma das primeiras fotografias no Brasil usando a então novidade. No episódio inédito de “Instantes Cruzados”, que vai ao ar na Terça das Artes, 26, às 23h30, Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas da atualidade, faz a releitura da histórica foto de Compte a convite do apresentador Milton Guran, com quem trava um debate sobre as transformações visuais da paisagem brasileira.

Na Quarta de Cinema, 27, às 20h, o “A Vida é Curta!” traz documentários que retratam relações familiares. Abre a faixa “Buscando Helena”, de Ana Amelia Macedo e Roberto Berliner. O curta, que estreia no canal, acompanha o extraordinário trajeto do casal de diretores até o juizado de menores para buscar Helena, a filha adotiva que os espera. Em seguida, “OMA”, de Michael Wahrmann, também um filme autobiográfico, é um registro das visitas que o diretor fazia à casa de sua avó Oma. Como ela falava alemão e, ele, espanhol, a comunicação entre os dois revela momentos por vezes ternos, por vezes cômicos.

Na Quinta do Pensamento, 28, às 23h30, o episódio inédito da série documental “Alegorias do Brasil”, “Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei”, debate o processo de colonização no país e as graves consequências que impôs à população indígena. A discussão também se volta para o intercâmbio cultural entre os nativos e o europeu recém-chegado, dando enfoque especial à aculturação que se deu nessa dinâmica.

Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – serão colocadas em discussão e analisadas por nomes como Vladimir Safatle, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato