Trilogia da Terra: Canal Brasil exibe filmes de Tetê Moraes que debatem a reforma agrária no Brasil

Trilogia da Terra: Canal Brasil exibe filmes de Tetê Moraes. (Imagem: Divulgação)
A cineasta Tetê Moraes deu início, em 1985, a uma trilogia de obras sobre a ocupação por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. Presente no cotidiano dos militantes, a diretora buscou majoritariamente as vozes femininas e encontrou na figura de Roseli Celeste a interlocutora ideal para explicar as motivações e os desejos dos trabalhadores rurais e batizou sua primeira película de Terra para Rose (1987). Depois de uma década, a realizadora retornou aos assentamentos dos camponeses para rodar O Sonho de Rose – 10 Anos Depois... (2000) e concluiu a sequência de obras com Fruto da Terra (2008), sobre o filho da protagonista, hoje um médico bem-sucedido. Nos dias 20 e 21 de junho, às 18h, o Canal Brasil exibe as três fitas, propondo uma discussão sobre o tema, ainda tão relevante depois de tantos anos.

TRILOGIA DA TERRA
Início: Quarta -feira, dia 20/06, às 18h
Horário: Dias 20 e 21/06, quarta e quinta, às 18h

TERRA PARA ROSE (1987) (83’)
Horário: Quarta, dia 20/06, às 18h
Classificação: 10 anos
Direção: Tetê Moraes

Sinopse: O documentário registra a ocupação da fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, em 1985, por um grupo de 4 mil agricultores. Considerada improdutiva, a propriedade de 8 mil hectares havia sido desapropriada pelo Governo Federal em 1975. No entanto, a demora em encontrar uma solução para o assentamento das famílias acelerou a tomada da terra pelos camponeses. É sob essa ótica que, um ano após a ocupação, a cineasta Tetê Moraes investiga os problemas agrícolas presentes no Brasil, as políticas de reforma agrária, a lentidão da justiça e o MST – na época das filmagens, em fase incipiente. Buscando intencionalmente o olhar feminino, a diretora concentrou os depoimentos nas esposas dos camponeses. Mulheres jovens e idosas, com seus filhos, cozinhando para os maridos, falam sobre o sonho e a luta de possuir uma terra onde possam viver. Dessa forma, a vida e o cotidiano de Roseli Celeste Nunes da Silva ganham destaques na trama.

O SONHO DE ROSE – 10 ANOS DEPOIS... (2000) (92’)
Horário: Quinta, dia 21/06, às 18h
Classificação: 10 anos
Direção: Tetê Moraes

Sinopse: Em 1996, dez anos após rodar o longa Terra para Rose (1987), a cineasta Tetê Moraes retorna ao assentamento de camponeses da fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, para saber o que aconteceu ao acampamento e aos trabalhadores que ali habitavam. Paralelamente, resgata a história de Rose, agricultora que se mudou para o local com o marido e os três filhos e que teve um destino trágico: foi atropelada por um caminhão durante uma manifestação em favor da reforma agrária, na rodovia BR-386 em outubro de 1987, e se tornou símbolo do movimento de luta pela terra. Usando flashbacks, a diretora resgata imagens do filme Terra para Rose (1987) e aborda o crescimento surpreendente do assentamento, revelando a forma como a região se desenvolveu.

FRUTO DA TERRA (2008) (15’)
Horário: Quinta, dia 21/06, às 19h35
Classificação: 10 anos
Direção: Tetê Moraes

Sinopse: O curta-metragem sobre o primeiro bebê nascido na Fazenda Annoni conclui a chamada Trilogia da Terra, idealizada pela cineasta Tetê Moraes, sobre a luta de 1,5 mil famílias pela reforma agrária no sul do país. Roseli Celeste – que emprestou seu nome aos primeiros filmes da sequência, Terra para Rose (1987) e O Sonho de Rose – 10 Anos Depois... (2000) – morreu pouco tempo após dar à luz ao pequeno Marcos, então com apenas um ano e quatro meses de idade. Em uma de suas falas, a ativista pede que sua luta não seja em vão. A mulher não viu, mas sua batalha culminou com a conquista da terra e de novas oportunidades de vida. Com 22 anos em 2008, Marcos foi agraciado com uma bolsa estudos para uma faculdade de Medicina, em Cuba. Mais de duas décadas após o início dessa história, a cineasta relata uma trajetória de superação de desigualdades e injustiças, marginalização e miséria.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato