Caminhos da Reportagem analisa legado de Nelson Mandela nesta quinta na TV Brasil

(Imagem/Divulgação) 
No centenário de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), o Caminhos da Reportagem conta a história desse homem capaz de materializar mudanças tão profundas na sociedade e revela como seu legado ainda inspira as novas gerações.

Conduzido pela jornalista Luciana Barreto, âncora do telejornal Repórter Brasil, a edição do programa desta quinta (2), às 21h45, na TV Brasil, mostra como o exemplo de Mandela foi, e ainda é, fonte de esperança em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que sofre com o racismo.

A repórter entrevista pesquisadores e artistas que destacam a contribuição do homenageado na construção de um mundo melhor. Luciana Barreto conversa sobre o assunto com os estudiosos Amauri Pereira, Carlos Alberto Pereira, Edna Roland e Wania Sant’Anna. Também abre espaço para personalidades do meio artístico como os músicos Altay Veloso, Da Ghama, Mombaça e o ator Antônio Pitanga.

Com seu discurso de combate ao ódio e à intolerância, Nelson Mandela inspirou milhões. Por sua trajetória, consagrou-se como um dos maiores líderes do século XX. O político nasceu em 1918, na Província do Cabo, na África do Sul, numa família de nobreza étnica e começou sua luta contra a opressão ao ingressar na faculdade.

Com a radicalização das políticas racistas do grupo de extrema-direita que governava o país, Mandela combateu o regime e foi preso. Por 27 anos, cumpriu sua sentença e ali se tornou um símbolo mundial da luta contra o apartheid e pela igualdade.

Ao visitar o Brasil, em 1991, ele marcou uma geração. "Quando Mandela veio ao Brasil, meu coração abre, grita, jorra de alegria e de emoção", conta entusiasmado à repórter Luciana Barreto, o ator Antônio Pitanga.

Em Campo Grande, bairro de periferia do Rio de Janeiro, o líder inaugurou o CIEP Nelson Mandela, que mantém sua história viva até hoje. Na Apoteose, um show em sua homenagem atraiu 50 mil pessoas e foi inesquecível para os artistas que pisaram aquele palco.

"Quando me deparo com Nelson Mandela ao lado, o sonho estava realizado", relata o cantor Da Ghama, na época integrante do grupo Cidade Negra. O músico Altay Veloso resume seu sentimento de admiração: "Eu sempre tive a sensação de que o Mandela jamais ia embora, morreria".

Chamado de Madiba pelos sul-africanos, nome do clã ao qual pertencia, Mandela não se dobrou aos adversários e conseguiu construir, com base na conciliação, uma saída pacífica para uma África do Sul marcada por conflitos e divisões. Sua luta transformou-o em exemplo, ícone, inspiração no Brasil e no mundo.

Reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul entre 1994 e 1999. O político envolveu-se com causas sociais, principalmente o combate ao HIV, e dedicou-se às reformas que mudaram profundamente a vida da nação e o estabelecimento da democracia no país. O líder sul-africano faleceu aos 95 anos, no dia 5 de dezembro de 2013, na capital Joanesburgo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato