Diretor da Globosat ataca à Netflix dizendo "Ela está produzindo muita merda"

(Imagem/Divulgação)
"A Netflix está produzindo muita merda, como a gente produziu no começo [da TV por assinatura no Brasil]". O ataque é de Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, programadora de canais pagos do Grupo Globo. A declaração resume ao mesmo tempo a preocupação e o desdém do mercado brasileiro de TV em relação à gigante do streaming mundial. Foi proferida na segunda-feira (30) em um painel que discutiu o futuro da TV paga, na primeira edição do PayTV Forum, em São Paulo.

Pecegueiro avalia que a Netflix "está produzindo loucamente" para compensar a perda do conteúdo dos grandes estúdios norte-americanos, que estão retirando seus filmes e séries do catálogo da plataforma para lançar serviços próprios de OTTs (sigla para over-the-top), como são chamadas as operações de distribuição por conteúdo online. E, nessa produção "enlouquecida", a qualidade está deixando muito a desejar.

O principal executivo da Globosat aposta que a política da Netflix de altos investimentos em conteúdo e a cobrança de mensalidades baratas não vai se sustentar por muito tempo. Para ele, a empresa já teve "um primeiro soluço" no primeiro semestre deste ano, quando registrou prejuízo de US$ 845 milhões. Seus investidores não resistirão a um "segundo soluço", acredita ele.

"Quando vejo o dinheiro que a Netflix está investindo em conteúdo, em comparação com os grandes estúdios americanos, soa como desaforo. E dinheiro não guarda desaforo", profetiza. A Netflix prevê investir US$ 8 bilhões em produções neste ano.

Pecegueiro aponta uma concorrência predatória da gigante do streaming. "A Netflix tem inúmeras qualidades. Ninguém questiona a tecnologia, a mudança no hábito de consumo. O que a gente questiona desde o começo é que o modelo de precificação era desnecessário", disse no PayTV Forum. Para o diretor-geral da Globosat, a Netflix é "uma destruidora de valores da indústria, pois entrega uma grande quantidade de conteúdo por um preço baixo.

Futuro da TV paga

De uma forma geral, programadoras e operadoras não veem seus negócios ameaçados pelo avanço da Netflix e similares. Elas terão, no entanto, que se ajustar à nova realidade.

Para Marco Dyodi, diretor de marketing da Net, maior operadora de TV paga do país, "a chave está na convergência" entre conectividade com a oferta de conteúdo. Ou seja, a indústria vai continuar robusta porque oferece telefonia, banda larga e TV por assinatura.

Alessandra Pontes, vice-presidente de afiliadas da Discovery, afirma que a "TV tradicional já não existe", porque todos os canais já têm versões online. Ela ressalta que, mesmo com a queda de assinantes (2 milhões nos últimos quatro anos), a audiência dos canais lineares está crescendo.

A questão passa a ser, então, até quando os canais lineares resistirão, face à mudança de hábito do consumidor para o video on-demand. Para Bernardo Winik, diretor-executivo comercial da Oi, a saída é "ir para onde o consumidor quer". "O consumidor fala que ele paga por uma série de conteúdos que não usa. O desafio é: Como a gente sai do empacotamento de canais para a customização?", pergunta.

Michel Piestun, general manager da Fox Networks Group, tem a resposta. "O empacotamento vai continuar existindo, mas talvez seja um outro empacotamento. Vai existir o empacotamento um a um. Esse é o futuro", sentencia.

Um outro movimento da indústria da TV por assinatura é a venda direta ao consumidor dos conteúdos das programadoras, sem a interferência das operadoras. A HBO já faz isso. Na semana passada, a Globosat passou a vender a assinatura de canais pay-per-view e, no ano que vem, irá oferecer o Telecine em aplicativo.

Isso não significa mais um golpe no modelo que mantém a TV paga? Para Alberto Pecegueiro, não. "A venda direta ao consumidor é ancilar, é para atender franjas do mercado", diz.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que apresentou um estudo sobre o consumidor brasileiro no PayTV Forum, diz que o futuro da TV paga está, sim, ameaçado. "Isso vai acabar em 20 anos", quando a banda larga via cabo for substituída pela banda larga por radiofrequência.

Para Meirelles, a venda direta pelas programadoras é uma tendência que ficará cada vez mais forte, porque todos os novos televisores são smart, conectados à internet, e todos os canais estarão neles, em aplicativos, com seus conteúdos via demanda.

Enquanto as programadoras lançam aplicativos, as operadoras se veem como "agregadoras" de conteúdo, que podem carregar até a rival Netflix. Para Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, os ajustes permitirão que a TV por assinatura sobreviva por mais "50 ou 60 anos".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato