Documentário "Che Guevara – Além do Mito" estreia no Brasil com exclusividade no Canal Curta!

(Imagem/Divulgação)
A barba, a boina, o charuto e, claro, o olhar triunfante. A transformação de um guerrilheiro em lenda é o tema do documentário “Che Guevara - Além do Mito”, que estreia no Brasil com exclusividade no Curta!, na Sexta da Sociedade, 27, às 23h. O filme, dirigido por Tancrède Ramonet, desvenda como Che, para além de sua militância, preocupou-se em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na História. Suas pouco conhecidas habilidades como escritor, fotógrafo e cinéfilo se somaram às suas atitudes revolucionárias na busca desse objetivo.

Um novo olhar para o passado também está na Terça das Artes, 24, às 23h30, com o episódio inédito da série exclusiva “Instantes Cruzados”. No programa, o apresentador Milton Guran propõe o diálogo entre Marc Ferrez, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX, e o Coletivo Mão na Lata, grupo de jovens fotógrafos da Favela da Maré que trabalha com uma técnica rústica de registro de imagens: a pinhole. O coletivo se inspira nas icônicas fotografias panorâmicas de paisagens cariocas de Marc Ferrez e apresenta sua interpretação das transformações visuais da paisagem brasileira.

Na Segunda da Música, 23, às 20h, Walter Franco é o artista que dá o tom ao episódio inédito da série musical exclusiva “Os Ímpares”. No programa, Ava Rocha e As Bahias e A Cozinha Mineira criam versões exclusivas para canções do disco de Franco “Revolver”. Lançado em 1975, o álbum de 15 faixas intrigou a crítica da época com composições e arranjos considerados tão originais quanto complexos. Em “Os Ímpares”, As Bahias e A Cozinha Mineira reinterpretam “Partir do Alto”, enquanto Ava Rocha relê “Revolver”, canção que dá título ao disco. E o próprio Walter Franco também participa do programa ao relembrar a produção do trabalho.

“Os Ímpares” é uma série documental que tem como tema a releitura de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento. Ao longo de dez episódios, figuras de peso da música brasileira contemporânea como Criolo, Bayana System e Tulipa Ruiz irão realizar releituras inéditas de álbuns de Jards Macalé, Di Melo, Itamar Assumpção, Walter Franco, Jorge Mautner, Pedro Santos, Ronnie Von, Verocai, Marku Ribas e Sérgio Sampaio. Com direção de Henrique Alqualo e Isis Mello, direção musical de Berna Ceppas e realização da Lunar Multimídia e da Moa Filmes, a atração foi produzida através de financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Na Quarta de Cinema, 25, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” traz uma seleção de animações para adultos. A sessão começa com a estreia de "O Ex-Mágico", de Mauricio Nunes e Olímpio Costa. O curta conta a história de um homem com misteriosos poderes, aparentemente sem passado, que está em busca de libertar-se das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram. Em seguida, “O Quebra-Cabeça de Tarik”, da cineasta Maria Leite, traz a história de um cientista que substitui partes de seu corpo por máquinas para tornar-se imortal. Em seu laboratório, ele se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto. Encerrando a faixa, “Dossiê Rê Bordosa”, de Cesar Cabral. O documentário em animação stop motion investiga os motivos reais que levaram o icônico cartunista Angeli a matar sua mais famosa criação, Rê Bordosa.

No episódio inédito da série “Alma Imoral”, na Quinta do Pensamento, 26, às 22h30, o rabino Nilton Bonder segue trazendo os conflitos de pessoas que romperam tradições e desafiaram territórios. Nesta semana, são apresentadas as histórias de Natali Cohen, performer anarquista que enfrenta autoridades para falar dos abusos contra palestinos, e de Jake Gabriel, que cresceu diante da expectativa de seus pais que queriam que ele fosse rabino, enquanto ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 1980, Jake fez o caminho de volta para a tradição, mas, há alguns anos, enfrentou novamente os costumes ao doar esperma para que uma amiga lésbica engravidasse.

A série “Alma Imoral” tem direção de Silvio Tendler e foi produzida pela Caliban Produções Cinematográficas com exclusividade para o Curta!, através do financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Também na Quinta do Pensamento, 26, só que às 23h30, a série “Alegorias do Brasil”, de Murilo Salles, parte de um dos principais personagens da literatura brasileira para discutir as ambivalências do nosso povo. No episódio “Macunaíma”, intelectuais como Ismail Xavier, Beatriz Jaguaribe, Eduardo Jardim e Eneida Maria de Souza relembram o emblemático personagem de Mário de Andrade para debater a linha tênue entre a esperteza e a malandragem, características do brasileiro.

“Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – são colocadas em discussão e analisadas por nomes como Vladimir Safatle, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato