VIVA estreia a divertida novela "A Indomada"

(Imagem/Divulgação)
Há 21 anos, o telespectador se encantava pelos habitantes de Greenville, a pequena - e fictícia - cidade do litoral do Nordeste, onde os costumes britânicos e nordestinos se misturavam, graças a ocupação pelos ingleses no século XIX. A partir de 30 de julho, às 23h30 e com reapresentação no dia seguinte, às 13h30, “A Indomada”, história de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, com direção de Paulo Ubiratan, chega ao VIVA para apresentar este pedacinho de Brasil muito bem-humorado e recheado de realismo fantástico.

Um amor proibido 

Greenville viveu o apogeu com a produção da Usina Monguaba, propriedade dos Mendonça e Albuquerque, linhagem que jamais poderia se envolver com simples mortais. E foi assim que, em 1970, Eulália (Adriana Esteves) e Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli), um cortador de cana, se apaixonaram e não puderam viver livremente esse amor. Ameaçado, ele foi obrigado a fugir, deixando Eulália grávida. Mas prometeu voltar um dia para buscar sua amada. Lúcia Helena (Leandra Leal) nasce e sua mãe vive em segredo, sufocada pelo irmão Pedro Afonso (Cláudio Marzo) e as maldades de sua cunhada Altiva (Eva Wilma).

O tempo passa e, como prometido, Zé Leandro volta para buscar mãe e filha. Mas a fuga da família acaba num misterioso naufrágio e apenas a jovem Lúcia Helena sobrevive. Ela cresce sob os cuidados dos tios e com a obsessão, herdada de seu pai, pelas terras.

Eis que a crise do açúcar e uma explosão na usina levam a cidade e os Mendonça e Albuquerque à decadência. É quando Teobaldo Faruk (José Mayer) chega a Greenville. E, numa aposta feita com Pedro Afonso, leva uma boa fortuna, prometendo devolver todo o patrimônio a Lúcia Helena quando ela atingir a maioridade e casar-se com ele. Sem saída, a jovem aceita a proposta e viaja para estudar na Inglaterra, com data certa de volta para ficar com Faruk.

A segunda fase 

O tempo passa e Lúcia Helena, então, regressa à cidade, pronta para encarar sua nova vida. Nesta segunda fase da história, a personagem é interpretada, também, por Adriana Esteves, ficando evidente a semelhança física entre mãe e filha. Mas o que ela, dona de um forte temperamento, indomável, não esperava, era se apaixonar de fato por Teobaldo - após muitas intrigas e discussões.

Disposta a reconquistar tudo o que seus pais perderam, ela decide reabrir a Usina e, para isso, terá que enfrentar Altiva, que não perdoa Teobaldo por ter se apossado dos bens da família e devolvido à sobrinha.

O realismo fantástico 

Em "A Indomada", os autores abusam de momentos e acontecimentos marcados pelo realismo fantástico, como um túnel mágico que liga Greenville diretamente ao Japão, onde caiu o delegado Motinha (José de Abreu).

Outro personagem "vítima" da fantasia de Aguinaldo Silva é o carismático Emanoel (Selton Mello), um jovem excepcional, filho de Teobaldo. Alheio ao que acontece no mundo, o rapaz sofre crises repentinas e se apaixona pela também doce e meiga Grampola (Karla Muga), uma moça foragida da Casa de Zenilda.

Há também o Cadeirudo, sujeito de andar peculiar que costuma assombrar o mulherio de Greenville. Exceto Scarlet (Luiza Tomé), esposa do prefeito Ypiranga (Paulo Betti), que, em noites de lua cheia, uiva como uma loba à espera de seu cordeirinho. Os dois são pais de Carolaine (Nívea Stelmann), que vive um romance em clima de Romeu e Julieta com Felipe (Matheus Rocha), herdeiro da juíza Mirandinha (Betty Faria), desafeto do prefeito.

Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque, a grande vilã 

É dela os famosos bordões em inglês que caíram na boca do povo, na época em que a novela foi exibida, como "Oxente, my God", "Tudo all right" e "Well". Maquiavélica e com tiradas divertidas, a vilã foi uma das grandes personagens interpretadas por Eva Wilma e que garantiu ainda mais sucesso à trama.

Para duelar com Lúcia Helena, Altiva encontra um aliado à sua altura: o deputado Pitágoras (Ary Fontoura).

Quem também sofre nas mãos da toda poderosa, sempre a favor da moral e dos bons costumes, é a prostituta Zenilda (Renata Sorrah) e as meninas da Casa de Campo.

No fim das contas, Maria Altiva sobrevoou o céu de Greenville e prometeu: "I´ll be back". Chegou a hora de cumprir a promessa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato