A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro estreia na faixa "É Tudo Verdade" no Canal Brasil

(Imagem/Divulgação)
Estreia hoje, dia 13 de agosto, às 22h (com reprise dia 15/8, às 13h30, e dia 19/8, às 18h), na faixa “É Tudo Verdade” do Canal Brasil, o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro. A coprodução do Canal Brasil dirigida por Leo Garcia e Zeca Brito resgata a história do jornalista Tarso de Castro, a partir de depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, entre intelectuais de diversos campos. Personalidade crucial dos periódicos nacionais, Tarso é uma das mais geniais figuras da história do jornalismo brasileiro. Irreverente, sedutor, bem-relacionado, com um vasto repertório de frases de efeito infalíveis e ousadia para fazer perguntas impensáveis para a maioria dos colegas de profissão, o repórter e colunista, um dos fundadores de O Pasquim, deixou saudades em quem com ele conviveu e um legado a ser seguido em redações de todo o país.

Assim como o protagonista, a cinebiografia foge dos padrões convencionais e não busca um relato cronológico da sua vida e obra. Tarso é lembrado em meio às mesas de bar tão frequentadas por ele em sua curta trajetória – o jornalista morreu em 1991, aos 49 anos, vítima de uma cirrose hepática devido ao consumo abusivo de álcool. Em um clima de boemia, com entrevistas regadas a vinho e cerveja, os amigos feitos pelo repórter ao longo dos anos lembram a criação de O Pasquim, irreverente periódico lançado em meio aos “anos de chumbo” da ditadura militar, sua intensa capacidade de sedução para conquistar as mulheres – com destaque para o episódio em que convenceu a atriz americana Candice Bergen de ter lutado ao lado de Che Guevara – e sua habilidade de transformar as conversas de botequim em pautas de jornal.

A lista de personalidades a relatar os momentos ao lado de Tarso de Castro comprova sua relevância para a história do jornalismo e da cultura no Brasil. Caetano Veloso ri ao lembrar um beijo tascado pelo protagonista de forma completamente inesperada. O cartunista Jaguar comenta os onipresentes copos de chope ou taças de vinhos em suas mãos, e o também intelectual Eric Nepomuceno explica como O Pasquim era uma extensão dos bares do Leblon – e não o contrário, como se espera. Há ainda depoimentos de Paulo César Pereio, José Trajano, Sérgio Cabral e Antonio Pedro e do ator João Vicente de Castro, seu filho, além de entrevistas de acervo realizadas com Tom Jobim e Chico Buarque. É o resgate de uma vida tudo menos ordinária, como sugere o título da obra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato