"Amigos, Sons e Palavras", primeira série de TV comandada por Gilberto Gil, estreia no Canal Brasil

(Imagem/Divulgação)
Gilberto Gil vai comandar pela primeira vez um programa de TV. Amigos, Sons e Palavras, que estreia no dia 21 de agosto, às 21h30, será uma das atrações especialíssimas do aniversário do Canal Brasil, que completa 20 anos em setembro. A série é um flagrante do pensamento do artista, a partir de conversas intimistas com amigos sobre assuntos atemporais.
A abertura musical é personagem central de Amigos, Sons e Palavras. A cada um dos 11 episódios da temporada, canções clássicas ou inéditas de Gil dão as boas-vindas aos convidados e já embalam o papo. Com direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, e produção da Gegê Produções Artísticas, a série tem direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil.

“Sempre digo que algumas personalidades estão em uma lista imaginária de desejos do Canal Brasil e que, em algum momento, nossos caminhos acabam se cruzando. Gilberto Gil está acima, em uma categoria de sonhos”, diz André Saddy, diretor de conteúdo e comunicação do Canal Brasil. Ele conta que a ideia do programa surgiu durante um encontro dele com Letícia Muhana. “Ela me contou que seu escritório atual é na sede da Gegê, produtora do Gil. Surgiu ali o convite para que ele apresentasse um programa no Canal Brasil. Com o formato e temática que ele quisesse, refletindo a liberdade de criação que caracteriza a nossa relação com os produtores. Gil topou e fechamos uma série de 11 episódios, que gosto de chamar de primeira temporada’’, conta Saddy.  
Na estreia, Gil conversa com o amigo de longa data Caetano Veloso e apresenta a música inédita OK, OK, OK, faixa que dá nome a seu novo álbum, que será lançado na semana de estreia do programa. “O artista tem que estar acima do muro”, diz Caetano, sobre a letra provocadora da canção, do ponto de vista artístico. Legado e opinião também são temas presentes no papo puxado pela música. “O mundo está muito polaridazo atualmente e isso vem muito de uma sensação de não pertencimento aos padrões que temos hoje em dia, onde você deve seguir um grupo para se sentir aceito”, acrescenta.
Caetano e Gil refletem sobre os filhos e concordam que, quando eles nascem, “o acaso de sua própria existência é justificado”. “É como se fosse um reclame do universo. A espécie conta com o seu zelo pelas crias”, diz Gil. Caetano lembra que filhos não passavam pela sua cabeça. “Eu tinha certeza de que nunca ia ter [um filho]”. “Por isso mesmo, continua sendo tão maravilhosamente impressionante até hoje”, acrescenta sobre seus herdeiros, Moreno, Zeca e Tom.
O primeiro episódio já está disponível no Canal Brasil Play, com sinal aberto para não-assinantes, e será transmitido no Facebook e no Twitter do simultaneamente à exibição no canal linear. A partir do dia 15 de agosto, também poderá ser assistido no Youtube do Canal Brasil.
Com Lázaro Ramos, o bate-papo com Gil vai ser sobre africanidade; o encontro com Dráuzio Varella vai render uma pensata sobre a vida e a morte. E por aí vai. Gil recebe ainda Alexa Atala, Fernando Grostein, Juca Kfouri, Fernanda Torres, Maria Ribeiro, Renata Loprete e Fernando Henrique Cardoso. No episódio que encerra a temporada, ele conversa com o cardiologista Roberto Kalil Filho sobre saúde e canta duas músicas inéditas: Kalil, escrita em homenagem ao médico; e 4 Pedacinhos, composta para Roberta Saretta, médica responsável pela biópsia no coração a que Gil foi submetido em 2016. 
“Essa é daquelas séries que marcam pra sempre a biografia de uma profissional. Desenhar, junto com Gil, ao lado da Patricia e da Flora, um projeto que traz, através das conversas com amigos, o pensamento exuberante de um artista que tem tanto pra nos contar, foi um privilégio gigante. Em tempos como os de hoje, Amigos, Sons e Palavras é conteúdo fundamental, um bálsamo para corações e mentes brasileiros”, complementa a diretora Letícia Muhana.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato