Home Top Ad

Jornalista indiana Zahra Rasool discute realidade virtual nesta quinta na TV Brasil

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O programa Singulares da TV Brasil recebe jornalista indiana Zahra Rasool nesta quinta (23), às 21h15 para uma entrevista exclusiva gravada no evento Rio2C em abril deste ano, no Rio de Janeiro.

A jovem profissional da rede de comunicação Al Jazeera dedica a vida a contar histórias de pessoas que não costumam ter voz na mídia tradicional. Para isso, ela conta com a ajuda da realidade virtual, tecnologia que tenta transportar o espectador para uma realidade diferente, por meio de imagens em 360 graus.

Durante a edição inédita do programa Singulares, Zahra conta o que a motiva a buscar a história dessas pessoas. A jornalista estabelece parâmetros para garantir o protagonismo dos personagens no vídeo documental. A editora também reflete sobre o real papel da tecnologia na narrativa imersiva durante a atração jornalística da emissora pública.

Natural de Mumbai, na Índia, Zahra Rasool graduou-se em jornalismo pela Universidade de Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos. Durante o mestrado, lançou o Gistoy, uma empresa start-up que permitia que pessoas de todos os lugares do mundo contextualizassem notícias que aconteciam em suas comunidades.

Depois de concluir o mestrado, Zahra Rassol trabalhou para o Huffington Post, no braço de conteúdo tecnológico Ryot. Lá, a jornalista se especializou na produção de vídeos imersivos e realidade virtual.

Hoje, Zahra Rasool é a editora responsável pelo estúdio Constrat, da rede de comunicação Al Jazeera, que realiza documentários em realidade virtual e dá capacitação para realizadores de comunidades vulneráveis. O primeiro filme da Contrast em realidade virtual, dirigido por Zahra, estreou no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.