Tributo a Clara Nunes embala o Todas as Bossas deste sábado na TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Para recordar a obra da saudosa Clara Nunes, que faleceu há 35 anos, o programa Todas as Bossas apresenta um espetáculo da cantora Branka, com repertório da intérprete mineira. O show vai ao ar pela TV Brasil às 22h deste sábado (11), véspera do aniversário de nascimento da 'Guerreira', que faria 76 anos em 2018.

O especial "Branka canta Clara" resgata sucessos que a homenageada entoava como ninguém com sua voz marcante. A produção traz obras de alguns dos parceiros musicais frequentes da sambista como o poeta Paulo César Pinheiro e o instrumentista Sivuca.

A apresentação inclui composições como "Você passa e eu acho graça" (Carlos Imperial/Ataulfo Alves), "Conto de areia" (Toninho Nascimento/Romildo), "O mar serenou" (Candeia), "Menino Deus" (Mauro Duarte/Paulo César Pinheiro), entre outras canções.

No palco do estúdio da emissora pública onde a produção foi gravada, Branka é acompanhada por Carlinhos 7 Cordas (violão 7 cordas) que também é o diretor musical do espetáculo. Fernando Brandão (viola/cavaco) e Papau, Dinho Rosa e Daniel Karin (percussões e vozes) completam o time de músicos.

Branka presta reverência no especial

Inédito na televisão, o musical reforça que a morte prematura da cantora não impediu que sua voz permanecesse na memória afetiva do povo brasileiro. O canto da 'Sábia' ainda ecoa e arrebata as novas gerações de artistas, como a curitibana Branka. A jovem cantora mostra toda a força dessa inspiração na performance exclusiva para o Todas as Bossas.

A trajetória de Branka se assemelha à história de Clara Nunes. Ambas iniciaram a carreira artística cantando outros gêneros musicais, mas apenas quando ingressaram no universo das rodas e das escolas de samba cariocas, é que elas despontaram sambistas de corpo e alma.

A estética da obra da homenageada emerge na interpretação de Branka. O especial exibido pela TV Brasil mostra como Clara Nunes e Branka constituem dois lados de um reflexo separado pelo tempo, mas unido pela ginga do samba.

Aspectos da obra de Clara Nunes

Mineira de Paraopeba e filha de um violeiro cantador de Folia de Reis, o primeiro palco de Clara Nunes foi o altar da igreja católica, onde participava do coral. O que sobressai na história de Clara, tanto quanto o talento de assinar vocalmente, qualquer gênero musical, é o inevitável paralelo entre suas trajetórias artística e religiosa.

A atração inicial que a cantora teve pela música estrangeira pouco a pouco foi cedendo lugar aos ritmos africanos herdados do pai, quando ela se mudou para o Rio de Janeiro e viajou para o continente africano.

Primeira cantora da sua época a vender mais de quatro milhões de LPs e a acumular 18 discos de ouro, a 'Guerreira' trouxe para seus álbuns a estética da africanidade e do samba que também levava para o figurino de seus shows. Considerada um mito, Clara Nunes morreu cedo, aos 40 anos, em meio à polêmica de um procedimento médico equivocado em 1983.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato