Dalí, Picasso, Matisse e outros expoentes da arte moderna são tema de estreia no Curta!

(Imagem/Divulgação Curta!)
A efervescência cultural parisiense no começo do século XX com seus poetas, escritores e pintores como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Man Ray e Ernest Hemingway e o surgimento do fauvismo, cubismo e as revoluções dadaístas e surrealistas. Esses são alguns dos temas abordados na série “As Aventuras da Arte Moderna”, que estreia com exclusividade no Curta! na Terça das Artes, 18, às 23h. Dirigida por Amélie Harrault e Pauline Gaillard, a atração tem seis episódios e se debruça sobre a vida dos principais personagens da Arte Moderna, evidenciando a revolução estética realizada por eles. No primeiro episódio, o estilo de vida boêmio característico da época e que servia como inspiração para diversas criações artísticas.

Já na Quarta de Cinema, 19, às 21h20, o destaque é a estreia no canal do documentário “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho. O filme reconstitui, por meio de depoimentos, a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. O longa começou a ser desenvolvido nos anos 60, foi interrompido com o golpe militar e as gravações só foram retomadas 17 anos depois.

A faixa “A Vida é Curta!” também na Quarta de Cinema, só que mais cedo, às 20h, exibe dois filmes da cineasta Nathália Tereza.  O primeiro, “De tanto olhar o céu, gastei meus olhos”, retrata a ausência paterna na vida dos irmãos Luana (Maria Eny) e Wagner (Edilson Silva) após anos de abandono e a possibilidade de uma reaproximação. Em seguida,  “A Outra Margem” aborda a solidão do agroboy Jean (Pepa Quadrini) que vaga pela noite de carro ouvindo a rádio local, dedicada a músicas e recados amorosos.

Com direção de Marcus Fernando, o último episódio da série “Cale-se”, que será exibido nesta Segunda da Música, 17, às 20h, aborda a contribuição dos jovens cantores que cresceram em plena ditadura militar, como Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime. O programa também traz o jornalista e escritor Ricardo Alexandre, que explica como os primeiros anos da década de 80 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock.  A série “Cale-se” é uma produção da Giros.

Thiago Bernardes é tema do episódio inédito da série “Arquitetos”, que vai ao ar nesta Terça das Artes, 18, às 20h. A relação de Thiago com a arquitetura vem de berço, ele é filho e neto de dois grandes nomes da área: Cláudio e Sérgio Bernardes. Ele divide o prazer de realizar desde imóveis residenciais a projetos públicos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.

Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Herbert Henning, a série retrata, em 13 episódios, uma diversidade de estilos na arte de projetar e construir, através dos trabalhos de diferentes arquitetos e escritórios de arquitetura. Os entrevistados pelo programa são: Thiago Bernardes, Jorge Jáuregui, Angelo Bucci, Mario Figueroa, Héctor Vigliecca, Gustavo Penna e Eduardo de Almeida, além dos escritórios Arquitetos Associados,  Metro, MMBB, MGS, Tacoa e Mapa.

Na Quinta do Pensamento, 20, às 20h, a série “República da Poesia” resgata a trajetória do poeta Ferreira Gullar. Por meio de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o episódio dirigido por Wagner Moralez joga luz na sua intensa e longa carreira de obras marcadas principalmente pelas questões políticas e sociais.  “República da Poesia” é uma produção da Pacto Audiovisual sobre a trajetória de poetas brasileiros de diferentes gerações, como Solano Trindade, Antonio Cicero, Ana Cristina Cesar, entre outros.

No mesmo dia, só que às 23h, o episódio inédito da série “Palavras Permanecem”, dirigida por Renata Druck, traz o reencontro dos cineastas Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes. A dupla compartilha as memórias afetivas que unem suas trajetórias, enquanto comentam e debatem sobre seus desafios criativos. “Eu gosto de fazer  cinema  sobre  coisas  que  eu  não  entendo,  que  eu  que  não  vivi  e , a  partir  daí, eu  quero  compreender as  coisas  que  eu  vivi  e  que  eu  entendo”, conta Marcelo Gomes.  A série documental é produzida pela bigBonsai com exclusividade para o Curta!, através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Ainda na Quinta do Pensamento, 20, às 23h30, o episódio inédito da série “O Legado da Coruja” apresenta um debate sobre a origem da palavra amnésia. Produzida pelo canal público franco-alemão Arte France e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, “O Legado da Coruja” apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como uma representação dessa jornada.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato