Documentário que mostra a história de amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado estreia no Curta!

(Imagem/Divulgação Curta!)
A história de amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado, que durou 56 anos, chega à tela do Curta! com a estreia do documentário “Zélia – Memórias de Amor”, dirigido por Carla Laudari, na Quinta do Pensamento, 27, às 21h35. Com base em seus livros de memórias, em um acervo de mais de 20 mil fotografias e em entrevistas, a produção constrói um retrato intimista da escritora e fotógrafa que ocupou a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma do marido. 

No próximo ano, a escritora será tema de uma série documental, “Zélia, Memórias e Saudades”, que acaba de ser aprovada para produção com exclusividade para o Curta!, também sob o comando de Carla Laudari. A obra, que dará continuidade à história de Zélia, terá como cenário principal a Casa do Rio Vermelho, na Bahia, residência do casal por mais de 40 anos. É nesse local tão especial que repousam as cinzas de Amado e Gattai, debaixo da mangueira onde costumavam ficar em vida. Com imagens de arquivo e depoimentos de amigos íntimos, como Sônia Braga e Danilo Caymmi, capítulos importantes da história da escritora serão retratados.

Ainda na Quinta do Pensamento, 27, mais cedo, às 20h, o episódio inédito da série “República da Poesia” joga luz sobre o trabalho de Antonio Cicero, que, em março deste ano, tomou posse da cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Dividido entre a poesia e a filosofia, ele também é compositor de canções que se tornaram conhecidas na voz de artistas como a irmã Marina Lima, Adriana Calcanhoto e Lulu Santos.  A série, que abrange várias fases da poesia nacional, conta com outros cinco episódios, tendo como foco Murilo Mendes, Ferreira Gullar, Solano Trindade, Pagu e Ana Cristina César. A produção é da Pacto Audiovisual com exclusividade para o Curta!, através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

No mesmo dia, às 23h30, episódio inédito de “O Legado da Coruja” questiona o legado universal da palavra grega “matemática” através dos séculos. Produzida pelo canal público franco-alemão Arte France e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, “O Legado da Coruja” apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como uma representação dessa jornada.

Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” traz dois documentários sobre compositores virtuosos. Às 20h, “Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família”, de Suzana de Moraes, retrata a intimidade do poeta, diplomata e ícone da bossa nova, Vinicius de Moraes. Logo em seguida, “Diário de um Compositor em Viagem”, de Jayme Monjardim, acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris.

A série exclusiva “Arquitetos” , dirigida por Herbert Henning, exibe na Terça das Artes, 25, às 20h, episódio inédito sobre o escritório Metro Arquitetos Associados, de São Paulo, que vem apresentando uma atuação bastante diversificada e consistente na área. Os profissionais trabalham com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. O escritório tem projetos ligados principalmente à área cultural e obras concluídas para a Fundação Bienal de São Paulo, Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme e Itaú.

Produzida pela Grifa Filmes, a série retrata, em 13 episódios, uma diversidade de estilos na arte de projetar e construir através dos trabalhos de diferentes arquitetos e escritórios de arquitetura. Os entrevistados são: Thiago Bernardes, Jorge Jáuregui, Angelo Bucci, Mario Figueroa, Héctor Vigliecca, Gustavo Penna e Eduardo de Almeida, além dos escritórios Arquitetos Associados, Metro, MMBB, MGS, Tacoa e Mapa.

Um pouco mais tarde, às 23h, ainda na Terça das Artes, a série exclusiva “As Aventuras da Arte Moderna”, dirigida por Amélie Harrault e Pauline Gaillard, traz o  Grupo de Picasso. O episódio conta o momento em que o elo que unia diversos artistas começa a se romper, na medida em que alguns deles ganhavam notoriedade, no início dos anos 1900. A essa altura, o poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que segue vivendo na miséria de Montmartre. Nessa época, Picasso pintou a famosa tela “Les Demoiselles d’ Avignon” e fez surgir o cubismo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato