Trilha de Letras da TV Brasil discute a intolerância com as religiões de matriz africana

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Intolerância com o diferente. Este é o tema do programa Trilha de Letras, que vai ao ar amanhã, terça-feira (dia 4), às 21h15, na TV Brasil. Para conversar sobre o assunto, o apresentador Raphael Montes bate um papo com o escritor, cantor e compositor Nei Lopes, estudioso de culturas africanas. 

A intolerância com o diferente é muito antiga, mas hoje, com o poder da mídia e das redes sociais, ela fica mais evidente. A perseguição de séculos contra as religiões de matriz africana ganha visibilidade, ainda que os templos continuem a sofrer ataques. No bate-papo com Raphael Montes, Nei Lopes defende que a perseguição a religiões de matriz africana tem como pano de fundo o projeto de poder de um segmento evangélico. 

 “Analiso esse momento como uma tentativa de conquista de poder, de conquista de hegemonia. Hoje nós estamos à beira de um conflito. Os confrontos são reais por conta de um projeto de poder de certo grupo de evangélicos, que pretendem esse poder e fazem de tudo para chegar lá”, afirma Nei Lopes. 

 Na entrevista, Nei Lopes diz que a literatura pode ajudar na caminhada para acabar com a exclusão das religiões africanas. “O esclarecimento é uma grande arma”, afirma o escritor, que se vê como um “operário da cultura brasileira”.  O Trilha de Letras também traz depoimento da jornalista Flávia Oliveira sobre o tema. “As religiões africanas, como o candomblé, são historicamente alvos de intolerância e perseguição”,diz a jornalista. 

 Escritor publicado desde 1981, Nei Lopes é autor de contos, romances e poesia. Já ganhou dois prêmios Jabuti e tem também uma vasta obra de estudos africanos, de cunho eminentemente pedagógico, centrada em obras de referência como dicionários e uma enciclopédia. Nei Lopes também é conhecido como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira. Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor e membro da Velha-Guarda) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas.

 Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90, esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como o maestro Moacir Santos, Ivan Lins, Zé Renato e Fátima Guedes.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato