Anna Muylaert analisa produções do cinema no Estação Plural da TV Brasil nesta quarta

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Diretora dos filmes "Que Horas Ela Volta?" (2015) e "Mãe Só Há Uma" (2016), a cineasta Anna Muylaert participa do programa Estação Plural desta quarta (10), às 22h15, na TV Brasil. A sétima arte é um dos principais assuntos da entrevista com os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito.

No papo, a cineasta comenta o reconhecimento do drama estrelado por Regina Casé, enumera os filmes mais importantes de sua trajetória e debate a representatividade trans nas telonas. Ela observa como a cinematografia pode contribuir para o empoderamento ao quebrar expectativas com enredos, atores e personagens que não estão no senso comum.

A trama de "Que Horas Ela Volta?" aborda os conflitos entre uma empregada doméstica no país e seus patrões de classe alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. A obra conquistou prêmios em diversos festivais importantes do circuito como Sundance, Berlin e Moscou.

Anna também comenta o longa "Mãe Só Há Uma" em que um adolescente busca sua identidade sexual. O rapaz perde suas referências ao descobrir que a mulher que o criou não é a sua mãe biológica. O crítico Rubens Ewald Filho reflete sobre a trama e a evolução da carreira da diretora.

Repercussão de suas obras na sociedade

O trio do Estação Plural recorda que o maior sucesso de Anna nos cinemas, "Que Horas Ela Volta?", por pouco não concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. A convidada pondera as motivações para que o filme tenha alcançado tanta repercussão com o público nacional.

"É um projeto que tinha muito coração e trabalho. Acho que ele obteve um resultado bacana, um alinhamento de equipe e elenco muito bom. Chegou num momento no Brasil em que foi importante porque conseguiu ser objeto de debate de todos os setores da sociedade", explica Anna que completa.

"Talvez, se o filme tivesse saído  dez ou vinte anos antes, a mesma história, não tivesse o mesmo destino porque hoje a Jéssica é um personagem real", diz sobre a personagem de Camila Márdila que é filha de Val, interpretada por Regina Casé.

Em seguida, Anna destaca "Mãe Só Há Uma". O filme da cineasta é uma adaptação livre do caso Wilma-Pedrinho, em que se constatou que o menino havia sido sequestrado na maternidade e criado por uma família que não era a sua. Na trama, o garoto adolescente descobre que a verdade sobre sua origem tem ainda uma questão extra: ao trocar de família, o rapaz percebe uma latente transexualidade.

A diretora conta que o longa participou do Festival de Berlim em fevereiro. O drama recebeu o prêmio de Melhor filme Queer, um dos troféus da 30ª edição do Teddy Awards, nome dado à mostra independente da Berlinale voltada às produções ligadas à diversidade sexual.

O reconhecimento foi concedido pelo júri especial revista alemã Männer. No elenco, a produção reúne Naomi Nero - sobrinho do ator Alexandre Nero - Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi como protagonistas.

Representatividade do universo trans no audiovisual

Esta edição do programa da TV Brasil também trata do "dicionário das tristezas obscuras' e do significado da palavra "elipsismo": a tristeza por não saber como uma história vai acabar. No último bloco, o tema é cinema e representatividade trans: por que os diretores ainda não escalam atores trans para fazer os papeis de trans no cinema e nas séries de TV?

Em passagem pelo Rio de Janeiro, o produtor e diretor americano Rhys Ernst concedeu depoimento exclusivo ao programa. Ele aborda a escalação de atores heterossexuais no papel de personagens trans. "Escalar papéis transgênero é uma grande questão. Eu penso que uma pessoa trans deveria fazer. Quando filmes não escalam um ator trans é porque não tentaram o suficiente ou não querem sair do que é convencional".

Durante o quadro do desafio Aurélia, momento em que os convidados buscam adivinhar o significado de termos do universo LGBT, a diretora Anna Muylaert tenta descobrir o sentido da expressão "bagé" na linguagem pajubá.

No fim do programa, Anna dá sua opinião sobre "Carol" (2015), filme lésbico que movimentou público e crítica. "Eu gosto de filme de verdade. Quando fica bonito demais, para mim vira desfile de moda e eu vou me desconectando. 'Carol' mostra um mundo ideal demais, entende? Achei chato", avalia a cineasta paulista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato