Home Top Ad

'Antenize' da TV Brasil traz entrevistas com grupo teatral e cantora de rap

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
O grupo de teatro “As Caixeiras” e a cantora de rap Thabata Lorena são as atrações do programa Antenize, que vai ao ar no domingo, dias 21, às 19h30, na TV Brasil. No bate-papo com a apresentadora Karina Cardoso, as atrizes Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta falam sobre o teatro feito dentro de caixas escuras, numa alusão à antiga fotografia de lambe-lambe. 

Criado em 2010, o grupo brasiliense “As Caixeiras” tem dedicado sua pesquisa ao teatro de formas animadas e ao teatro de lambe-lambe. O grupo parte da experiência pessoal de cada uma de suas integrantes e da vontade de dar voz às questões sobre o universo feminino. Foram criadas três caixas teatrais com essa temática.

Nascida em Imperatriz, no Maranhão, Thabata Lorena ganhou projeção no Distrito Federal, com seu rap e outras canções com ancestralidade negra. Depois de uma temporada em Natal, em 2005, voltou para Brasília já assumida como rapper e encantada pela cultura popular brasileira. 

Em 2014, Thabata lançou “Novidades Ancestrais”, trabalho que mostra toda a beleza e força de sua musicalidade, cheia de poesia urbana e muita luta, que também já virou um show gravado em DVD. Educomunicadora, Thabata conta no bate-papo com Karina Cardoso um pouco de seu trabalho junto a alunos e alunas de escolas públicas de uma comunidade na periferia de Brasília.

Imagem/Divulgação TV BR 
O Antenize deste domingo também mostra o trabalho do coletivo feminista “Não me Khalo”. Elas começaram com uma página no Facebook,  que hoje conta com mais de 1,2 milhão de seguidores. O coletivo cresceu e faz campanhas e ações nas redes e no YouTube para reunir mulheres com vontade de aprofundar os estudos sobre o feminismo e pela efetivação dos direitos já conquistados. 

O programa também traz o lançamento do filme “A Última Abolição”. O documentário aborda o cenário que permitiu a abolição do trabalho escravo no brasil, com destaque para os principais movimentos abolicionistas e as revoltas da população negra escravizada.

No quadro “Espaços de Cultura”, o Antenize mostra memorial em homenagem à cantora Clara Nunes, localizado na cidade de Caetanópolis, interior de Minas Gerais. Inaugurado em 2012, o local possui um acervo de seis mil itens catalogados, que pertenceram à estrela da música popular brasileira. 

Comandado pela jornalista Karina Cardoso, Antenize busca mostrar os vários sotaques do Brasil, suas representações e tradições culturais e artísticas. Em cada episódio, dois artistas são entrevistados e convidados a apresentar seus trabalhos. 




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.