"Caminhos da Reportagem" da TV Brasil discute o poder das notícias falsas

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O prejuízo causado pelas notícias falsas, as chamadas fake news, na vida das pessoas e também no debate público. Este é o tema do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar na quinta-feira, dia 4, às 21h45, na TV Brasil.  Disseminadas com a velocidade de um clique, as notícias falsas estão impactando o debate público no mundo inteiro.  

No Brasil, episódios como a greve dos caminhoneiros, o assassinato da vereadora Marielle Franco e  as campanhas de vacinação mostram o impacto desse fenômeno que os pesquisadores têm chamado de desinformação.

Especialmente nesse período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação de  notícias falsas podem trazer riscos para liberdade de expressão. 

Caminhos da Reportagem vai mostrar esse debate e discutir por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso a informação está na palma das mãos. 

O programa conta ainda a saga do motorista Carlos Luiz Roberto, do Rio de Janeiro, viu a sua vida se transformar após ter sua imagem associada a um crime.  A moradora de Londrina (PR) Lucimara Aparecida Diniz e o médico oncologista Rafael Sato também precisaram desmentir notícias enganosas e ainda lidar com os ataques de ódio que chegaram pela internet. 

 Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado em junho a caminho da escola na Comunidade da Maré, ainda hoje tenta identificar tanto quem matou seu filho quanto quem tentou destruir a reputação dele espalhando notícias falsas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato