Home Top Ad

"Caminhos da Reportagem" da TV Brasil discute o poder das notícias falsas

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O prejuízo causado pelas notícias falsas, as chamadas fake news, na vida das pessoas e também no debate público. Este é o tema do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar na quinta-feira, dia 4, às 21h45, na TV Brasil.  Disseminadas com a velocidade de um clique, as notícias falsas estão impactando o debate público no mundo inteiro.  

No Brasil, episódios como a greve dos caminhoneiros, o assassinato da vereadora Marielle Franco e  as campanhas de vacinação mostram o impacto desse fenômeno que os pesquisadores têm chamado de desinformação.

Especialmente nesse período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação de  notícias falsas podem trazer riscos para liberdade de expressão. 

Caminhos da Reportagem vai mostrar esse debate e discutir por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso a informação está na palma das mãos. 

O programa conta ainda a saga do motorista Carlos Luiz Roberto, do Rio de Janeiro, viu a sua vida se transformar após ter sua imagem associada a um crime.  A moradora de Londrina (PR) Lucimara Aparecida Diniz e o médico oncologista Rafael Sato também precisaram desmentir notícias enganosas e ainda lidar com os ataques de ódio que chegaram pela internet. 

 Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado em junho a caminho da escola na Comunidade da Maré, ainda hoje tenta identificar tanto quem matou seu filho quanto quem tentou destruir a reputação dele espalhando notícias falsas.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.