Cine Mundial da TV Brasil apresenta o premiado drama "A Mãe"

Imagem/Divulgação TV Brasil
Reconhecido com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, o drama "A Mãe" (1989) é a atração da faixa Cine Mundial que a TV Brasil exibe nesta segunda (22), às 23h45. Retrato duro, vigoroso e pungente da Rússia pré-revolucionária, o longa acompanha a transformação da personagem Pelageya Nilovna.
 
O filme dirigido por Gleb Panfilov é a quarta adaptação cinematográfica do romance homônimo de Maksim Gorki. As outras três versões foram realizadas por Vsevolod Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoy (1956). A obra "A Mãe" é considerada o marco zero do realismo socialista.
 
Camponesa submissa, escrava dos seus medos e da brutalidade doméstica, Pelageya Nilovna se torna uma mulher engajada na luta dos trabalhadores, ocupando progressivamente o lugar de seu filho Pavel, preso e encarcerado pela polícia política.
 
Clássicos da sétima arte

A faixa Cine Mundial, sessão de filmes estrangeiros da emissora pública, traz produções de grandes diretores da antiga União Soviética. A proposta é mesclar conteúdos audiovisuais clássicos e obras mais recentes da segunda metade do século passado.
 
Entre essas tramas, destaque para o drama "Vassa" (1983), também do cineasta Gleb Panfilov; o filme "Boris Godunov" (1986), produção feita por Sergei Bondarchuk, o longa "Um Acidente de Caça" (1978), do diretor Emil Loteanu, e "Lênin em Outubro" (1937), drama de Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev.
 
A sessão também apresenta filmes mais antigos como "O Velho e o Novo" (1929), drama mudo de Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; e as comédias "As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques" (1924) e "Cossacos do Kuban" (1949).
 
A mostra especial da TV Brasil já trouxe grandes produções que são referência na sétima arte como o épico "O Encouraçado Potemkin" (1925) e o clássico filme soviético de ficção científica "Solaris" (1972), dirigido pelo cineasta Andrey Tarkovsky.
 
A faixa com tantos sucessos do cinema na telinha da emissora pública é resultado de uma parceria institucional da TV Brasil com o estúdio MOSFILM e a distribuidora CPC-UMES Filmes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato