Home Top Ad

Cine Mundial da TV Brasil apresenta o premiado drama "A Mãe"

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
Reconhecido com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, o drama "A Mãe" (1989) é a atração da faixa Cine Mundial que a TV Brasil exibe nesta segunda (22), às 23h45. Retrato duro, vigoroso e pungente da Rússia pré-revolucionária, o longa acompanha a transformação da personagem Pelageya Nilovna.
 
O filme dirigido por Gleb Panfilov é a quarta adaptação cinematográfica do romance homônimo de Maksim Gorki. As outras três versões foram realizadas por Vsevolod Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoy (1956). A obra "A Mãe" é considerada o marco zero do realismo socialista.
 
Camponesa submissa, escrava dos seus medos e da brutalidade doméstica, Pelageya Nilovna se torna uma mulher engajada na luta dos trabalhadores, ocupando progressivamente o lugar de seu filho Pavel, preso e encarcerado pela polícia política.
 
Clássicos da sétima arte

A faixa Cine Mundial, sessão de filmes estrangeiros da emissora pública, traz produções de grandes diretores da antiga União Soviética. A proposta é mesclar conteúdos audiovisuais clássicos e obras mais recentes da segunda metade do século passado.
 
Entre essas tramas, destaque para o drama "Vassa" (1983), também do cineasta Gleb Panfilov; o filme "Boris Godunov" (1986), produção feita por Sergei Bondarchuk, o longa "Um Acidente de Caça" (1978), do diretor Emil Loteanu, e "Lênin em Outubro" (1937), drama de Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev.
 
A sessão também apresenta filmes mais antigos como "O Velho e o Novo" (1929), drama mudo de Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; e as comédias "As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques" (1924) e "Cossacos do Kuban" (1949).
 
A mostra especial da TV Brasil já trouxe grandes produções que são referência na sétima arte como o épico "O Encouraçado Potemkin" (1925) e o clássico filme soviético de ficção científica "Solaris" (1972), dirigido pelo cineasta Andrey Tarkovsky.
 
A faixa com tantos sucessos do cinema na telinha da emissora pública é resultado de uma parceria institucional da TV Brasil com o estúdio MOSFILM e a distribuidora CPC-UMES Filmes.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.