Monja Coen fala sobre budismo e violência no programa 'Um olhar sobre o mundo' da TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
O jornalista Moisés Rabinovici recebe a monja Coen Rōshi, primaz fundadora da Comunidade Zen Budista, no programa Um olhar sobre o mundo que vai ao ar pela TV Brasil nesta segunda (22), às 21h45. Durante a entrevista exclusiva, gravada no estúdio da emissora pública, em São Paulo, a convidada compartilha sua visão sobre budismo e violência.
 
Como explicar que um país como Myanmar, onde 95% da população é budista, religião que tem a paz como um de seus fundamentos, tenha promovido o massacre da minoria muçulmana rohingya e forçado cerca de 800 mil pessoas a fugir do país para viver miseravelmente nos campos de refugiados em Bangladesh? 
 
Autora do livro "O inferno somos nós", ao lado do historiador Leandro Karnal, a monja Coen explica que embora Myanmar, a antiga Birmânia, seja um país de maioria budista, a perseguição aos rohingya é comandada pelo grupo de militares e pelo governo, não pela população.
 
"A questão não é religiosa. O fato do país ser budista não significa que as pessoas que estão lá pratiquem o budismo. As pessoas que estão cometendo esses atos estão representando o governo, são forças militares. O país esteve muito tempo sob um controle militar que criou discriminação e aumentou o preconceito", explica a religiosa. 
 
Durante a conversa na TV Brasil, ela também relata histórias ocorridas em outros países envolvendo budistas e ressalta que os princípios do budismo são absolutamente contrários à violência.
 
Mesmo os budistas que foram obrigados a participar de guerras, como as que ocorreram entre Japão e China ou na Segunda Guerra Mundial, ao final desses confrontos se dedicaram a pregar a paz e os princípios da não violência.
 
Alguns monges budistas foram inclusive viver nos Estados Unidos com o objetivo de pregar a paz no país que tinha sido o grande inimigo do Japão. A monja Coen fala também sobre os monges que se imolavam para chamar a atenção sobre os horrores da guerra do Vietnã. 
 
Com a experiência de 35 anos como missionária oficial da tradição Soto Shu, que tem sede no Japão, Cohen explica as possibilidades da meditação como forma de melhorar as pessoas e a sociedade.
 
"O mundo é muito mais vasto que os valores da minha família, do meu grupo social. A gente pode expandir a consciência, que é o que eu acho que a meditação faz", explica a monja na entrevista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato