Home Top Ad

Jornalista Thales Guaracy aborda a reportagem histórica no Trilha de Letras da TV Brasil

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O brasileiro não tem memória? Para esclarecer essa polêmica, o programa Trilha de Letras desta terça (16), às 21h15, na TV Brasil, recebe o escritor e jornalista Thales Guaracy que fala sobre a reportagem histórica.
 
Quem escreve a história de um país? Muitos são os autores-historiadores, acadêmicos, poetas e cronistas que criam sua própria narrativa sobre a realidade brasileira. Os jornalistas também têm voltado o olhar para o passado. "A importância da revisão histórica que se faz agora é entender melhor o passado do país", argumenta.
 
Na conversa com o escritor e apresentador Raphael Montes, o convidado explica a importância para o brasileiro de saber mais sobre a história do seu próprio país. Thales Guaracy comenta a necessidade de se conhecer a trajetória da nação.
 
"Aprende-se pouco história nas escolas. A gente empurra para baixo do tapete aquelas coisas feias da nossa história. É muito violenta e cheia de conflitos", pontua o jornalista que relaciona a forma de lidar com os dilemas do presente e do futuro com o aprendizado sobre o passado.
 
"Acostumou-se a pensar no Brasil como o país cordial, do carnaval, do samba e do futebol. E é por isso que a gente não entende muito dos problemas que o país tem hoje e vem do passado. Também tem dificuldade de encontrar soluções para o futuro", analisa Thales Guaracy.
 
Para contribuir na reflexão sobre a pesquisa da história nacional, o Trilha de Letras desta semana traz o depoimento da historiadora Ana Paula Goulart. No quadro "Leituras com a Katy", o livro "1808", de Laurentino Gomes é a dica da jornalista Katy Navarro. Já a Revista Conexão Literatura aparece no quadro "Dando a Letra".




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.